A Noite Cultural da Abadeus, que aconteceu nesta sexta-feira (8), reuniu mais de 500 pessoas no Teatro Elias Angeloni. Mais uma edição do evento foi realizada com sucesso em uma celebração da música e do talento local. Com um repertório variado, que transitou entre o clássico e o popular, crianças, jovens e adultos da Escola de Artes da Abadeus apresentaram ao público o resultado de um ano de preparação e ensaios.
"Ver o teatro cheio e o entusiasmo das famílias é a prova de que iniciativas como a Noite Cultural são fundamentais para expandir o acesso à cultura em Criciúma e região. Cada apresentação é uma oportunidade para nossos alunos - muitos dos quais subiram ao palco pela primeira vez - de expressar sua dedicação e talento", destacou a gestora pedagógica da Abadeus, Heluza Brunelli.
O evento contou com a presença de familiares, profissionais, autoridades da região e amantes da música, que lotaram o teatro em apoio aos jovens talentos. Entre os discursos, prevaleceu o reconhecimento da relevância do acesso à cultura e do papel da Abadeus em promover essa conexão por meio da arte. As apresentações foram destaque pelo impacto positivo da música na formação dos alunos e no enriquecimento cultural da comunidade.
"É extremamente gratificante acompanhar a evolução dos nossos alunos ao longo do ano", comentou o produtor cultural da Abadeus, Adeilton Correa do Santos. "Ver cada um deles crescer em habilidade e confiança, e agora ter a oportunidade de se apresentar para um público tão grande, é um momento especial. Esse é o resultado de muito esforço e dedicação. A música realmente transforma e é um privilégio poder fazer parte desse processo", acrescentou.
Apoio e incentivo
A Noite cultural é um projeto cultural realizado por Abadeus Centro de Inovação Social, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Celesc e Copapel e incentivo estadual de Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.
Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, o apoio dos patrocinadores e da Lei de Incentivo à Cultura foi essencial. "Essa noite só foi possível graças aos nossos apoiadores, que tem nos permitido ampliar o alcance de iniciativas culturais na cidade. A contribuição de cada parceiro é vital para que possamos transformar vidas por meio da arte", enfatizou Shirlei.
Pioneirismo em Inovação Social
Pioneira em Inovação Social em Santa Catarina, a Abadeus comemora 64 anos de atuação transformando comunidades vulneráveis, como o bairro Cristo Redentor, em Criciúma, onde está situada. Com foco na democratização do acesso à ciência, tecnologia, inovação, cultura digital e empreendedora para a transformação de territórios vulneráveis, a organização promove programas nos eixos de educação infantil, socioassistencial, cultura, inclusão produtiva, tecnologias e inclusão digital, e negócios.
Suas iniciativas já beneficiaram mais de 320 mil pessoas, na região, e impulsionaram um aumento significativo no número de negócios locais no bairro sede, além de reduzir expressivamente a violência. A Abadeus é reconhecida por soluções inovadoras e alinhamento com práticas de ESG, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio de parcerias e projetos que integram inclusão socioprodutiva e empreendedorismo.
--
Colaboração - NZBT Consultoria em Comunicação