Ruberval Francisco Pilotto é o convidado do Nomes & Marcas desta quinta-feira (16). Ainda que formado em Engenharia, sua trajetória é principalmente política. Ex-deputado estadual e federal, ex-prefeito de Urussanga, ex-presidente da Eletrosul e empresário no agronegócio, Pilotto é defensor do ramo diplomático. “Acho que todo mundo deve fazer política um pouquinho”, afirma.
Assista ao Nomes & Marcas completo, ao vivo a partir das 19h (o texto continua após o vídeo):
Filho de político, a ideia não era seguir os caminhos do pai. Mas a política surgiu em sua vida. “Engenheiro, na verdade, eu fui pouco, eu era engenheiro do Estado, pedi licença, fui trabalhar com o Jorginho Cechinel, que era meu compadre, em Urussanga. Até que o Jorginho disse: ‘acho que tu vai ser meu candidato’. Meu pai era metido com política, então fui falar com ele e ele dizia: ‘não, rapaz, não te mete nisso, é encrenca’. Resultado da história: acabei sendo candidato”, contou.
Hoje, Pilotto segue no ramo empresarial e constrói fortes laços com a Itália, onde ganhou recentemente o título de cidadão honorário de Longarone. Da vida pública ele guardou duas memórias especiais.
“Fiz uma eleição boa, ganhei bem e guardo duas coisas interessantes dessa minha vitória: (1º) recebi um telegrama do meu adversário, que até hoje eu guardo. (2º) Eu fui dormir 4h depois da festa da vitória, 6h bate na porta o padre Agenor. Ele foi meu maior adversário na política. ‘A eleição terminou, eu estou aqui a tua disposição para ajudar no que for preciso em Urussanga’, ele disse. É uma coisa que marca”, lembrou.