Agilizar as demandas de serviços. Esse é o principal objetivo da nova Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma, conforme o depoimento dado no Programa Adelor Lessa desta quinta-feira, 3, pela diretora empossada Anequéssellen Bitencourt Fortunato. A pasta é uma reformulação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famcri).
A diretora é funcionária de carreira da Prefeitura Municipal de Criciúma há 12 anos, na área do Meio Ambiente. Formada em direito e natural de Laguna, a servidora pública já coordenou a antiga Famcri. Na última quinta-feira, 2, foi nomeada pelo prefeito do município, Clésio Salvaro, como gestora da nova pasta.
Segundo Anequesséllen, a Diretoria de Meio Ambiente dará continuidade aos serviços que já eram prestados pela Famcri e implantará outros. “Iremos trazer um viés de melhorias, trazendo uma resposta mais rápida ao contribuiente”, destacou a nova diretora de Meio Ambiente.
O que muda com a nova pasta
Diferente da antiga Famcri, a Direitoria de Meio Ambiente foi implantada dentro do próprio Paço Municipal da Prefeitura, no lugar da Secretária de Educação de Criciúma. “Agora ela está ligada diretamente ao Governo Municipal, antes era de forma indireta”, destacou Anequéssellen.
Os munícipes que precisam dos serviços da nova diretoria, como licença ambiental, apuração e vistoria no local, avaliação quanto a qualquer infringimento de legislações ambientais ou realizar denúncias, conseguem resolver os assuntos inteiramente no Paço Municipal.
“Antes o morador que precisava do alvará de uma empresa, por exemplo, tinha que ir um dia na Prefeitura Municipal e no outro, na Famcri. Então essa é a principal diferença da mudança da fundação para a diretoria, os serviços estão centralizados”, destacou Anquéssellen.
Ouça a entrevista completa abaixo: