Disseminar e fomentar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) é um dos propósitos do Comitê Local de Criciúma do Movimento Nacional ODS SC, que inicia no mês de março com uma nova coordenação para a gestão 2023/2025.
A coordenação geral do Comitê Criciúma estará a cargo de Fernando Barbosa dos Santos. Representantes da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Indústria Carbonífera Rio Deserto, Unesc, Satc, bem como pessoas físicas engajadas ao Movimento, também compõem a nova gestão do Comitê Local.
"Temos a expectativa da década da ação, estipulada pela ONU, para implementação e territorialização da Agenda 2030. Um dos nossos focos será, com certeza, a aproximação da Agenda com a sociedade, com todos os seus atores, atores econômicos, associações de classe, organizações da sociedade civil, Poder Público, pessoas físicas, e a todos os cidadãos que querem construir um caminho mais viável, sustentável e mais justo e equilibrado para a sociedade", relata o coordenador.
"É cada vez mais necessário entrar neste debate, democratizar os ODS, proporcionar soluções e caminhos para que consigamos fazer da região Sul referência na área do desenvolvimento sustentável", acrescenta.
"Também faremos eventos, com imersões sobre o ESG, ODS, oficinas, palestras, uma série de movimentos dentro do Comitê, fortalecendo nossos signatários e potencializando suas ações para que possam também ser parte desta referência na região. E como é a década da ação, é cada vez mais olhar para a frente e projetar o Comitê até o ano de 2030, quando encerra a década da ação e será revista a Agenda", conclui Fernando Barbosa dos Santos.
Selo ODS
No próximo dia 5 de abril, os signatários do Comitê Local Criciúma do Movimento Nacional ODS SC receberão o Selo ODS 2023. A renovação do selo comprova que os signatários estão cumprindo os compromissos de adesão ao Movimento.
Signatários e comitês
Atualmente, em Santa Catarina existem mais de 1,4 mil signatários do Movimento ODS, distribuídos em 102 municípios e articulados em 14 comitês. O Comitê ODS Criciúma é composto por 83 signatários.
Coordenação da gestão 2023/2025
- Coordenação Geral: Fernando Barbosa dos Santos (Pessoa Física)
- Coordenação Geral Adjunta: Regina Freitas Fernandes (SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de SC)
- Coordenação de Mobilização: Abel Corrêa de Souza (Unesc)
- Coordenação de Mobilização Adjunta: Sarita Assis Pacheco (Pessoa Física)
- Coordenação de Comunicação: Deize Liliane Felisberto (ACIC - Associação Empresarial de Criciúma)
- Coordenação de Comunicação Adjunta: Vanessa Nórdio (Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda.)
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social, sem fins econômicos, constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico. A finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos catarinenses, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Visa também cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas).
Os interessados em aderir ao movimento podem procurar o Comitê Local por meio do e-mail [email protected]