Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Nova iniciativa pelo turismo de Treviso

Livro "Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí", cataloga 34 mamíferos do município

Por Marciano Bortolin Treviso, SC, 18/04/2021 - 14:53 Atualizado em 18/04/2021 - 15:01
Foto: Marciano Bortolin/4oito
Foto: Marciano Bortolin/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Jaguatirica, morcegos, tatu, tamanduá, capivara. Alguns animais que parecem distantes que imaginamos que podemos ver somente por fotos ou na TV. Mas eles e muitos outros mamíferos estão aqui bem perto de nós, mais precisamente em Treviso.

Agora, estes e muitos outros mamíferos fazem parte de um livro de 50 páginas, fruto da parceria entre o Instituto Alouatta, o Governo do Município e o Laboratório de Zoologia e Ecologia de vertebrados da Unesc, através do projeto “Turismo e Educação São a Nossa Natureza”.

Toda ilustrada, a publicação, que leva o nome de “Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, será utilizada nas escolas do município. “O livro é resultado de um trabalho de três anos, em parceria com o Município e com a Unesc, por meio do laboratório de zoologia, que instalou 20 câmeras de monitoramento de fauna em 2018. Começamos a fazer o monitoramento, a coleta de dados e criando um banco de informações. Com as informações alinhadas, tivemos a ideia de lançar o livro todo ilustrado para que a comunidade faça a leitura de forma compreensível e tenha acesso ao material. Os animais que foram encontrados, muitos deles não são vistos com frequência, mas que estão no entorno da reserva do Aguaí”, revela o presidente do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra. 

Ele conta ainda que a inciativa é sequência de um trabalho feito há alguns anos. “Treviso vem ensaiando alguns passos no turismo de natureza e agora entendemos que o município deve ganhar maioridade neste setor. Entendemos que isso deve ser feito a várias mãos, por isso envolve Secretaria de Educação e Fundação do Meio Ambiente”, fala.

Livro é apresentado aos alunos

Material fundamental na educação

Com o livro já em mãos, o secretário de Educação, Gladson Tasca, ressalta que o livro será fundamental para levar a educação ambiental aos lares da população de Treviso. “Sabemos na parte da educação que o livro é fundamental na aprendizagem e ensino das crianças e ele é uma importante ferramenta para o aluno se apropriar do saber. Pensando nisso, a gente vai utilizar o livro desta maneira, como a gente deseja trazer a conscientização para a população do nosso município, nada melhor que começar pelas nossas crianças. A grande parte da população não sabe os mamíferos que estão presentes no município e sabemos que as crianças levam para as suas famílias. Sabemos que o município tem um grande potencial turístico principalmente de natureza, então precisamos conscientizar. Uma forma de mudar algo na cultura é através das crianças e ainda há a possibilidade de arrecadar renda para o município de forma sustentável, sem destruir o meio ambiente”, relata.

 Agora a Secretaria de Educação, em parceria com as pastas de Cultura e de Meio Ambiente organizam a forma de utilização do livro nas salas de aula. “Pensamos em utilizar em alguma disciplina específica, vamos analisar ainda. Também podemos trabalhar com o livro no contra turno, quando a pandemia acabar e a longo prazo pensamos em fazer um estudo para introduzir a disciplina de turismo na grade curricular do município. Um projeto que iremos fazer um estudo ainda, para que as outras disciplinas não sejam afetadas. Sabemos que é um trabalho de todos e nós como educação nos colocamos à disposição para tudo que venha a contribuir com Treviso”, cita. 

Publicação visa levar conscientização ambiental às famílias do município 

Fonte de emprego e renda

Cadallóra destaca o turismo com fonte de emprego e renda, mesmo que por muitas vezes ainda pe visto como hobby por alguns. “É notado em alguns destinos do Brasil como ele pode trazer benefícios para a comunidade conseguimos com este projeto que todos os atores da comunidade sejam envolvidos. O maior ativo no turismo em Treviso é a natureza, então precisamos conhecer esta natureza. O trabalho que está se iniciando hoje com o projeto Turismo e Educação São a Nossa Natureza, é levar para os alunos a importante dos bens naturais que temos no no nosso município. O turismo em Treviso tem uma vertente na natureza. O que precisamos é justamente um projeto desta envergadura e envolver toda a comunidade se é bom para a comunidade é bom para quem nos visita. Não é um hobby, é uma fonte de geração e renda, emprega milhares de pessoas no mundo inteiro. Treviso tem duas unidades de conservação e é preciso entender que elas são amigas da população”, finaliza.

Cenário

Treviso já colhe frutos do investimento no turismo ecológico. O município teve crescimento de 80% na oferta de leitos em pousadas nos últimos anos. A cidade tem ainda outras iniciativas como a observação de aves que já catalogou mais de 230 espécies.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito