Desde o dia 1º de agosto, integrantes das Forças-Tarefa (FTs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participam do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CBREC), realizado no município de Tijucas. O CBREC tem como objetivo capacitar os integrantes das FTs a atuarem em ocorrências de desastre urbano que envolvam colapso de estruturas.
O curso ocorre no Centro de Treinamento para Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CTBREC), anexo ao quartel do CBMSC em Tijucas. O espaço foi desenvolvido para ser referência, tanto em âmbito estadual como nacional e teve como referência o modelo desenvolvido em países como Chile, Equador, Colômbia e Guatemala, todos com alto índice de eventos sísmicos e recorrência nesse tipo de atendimento.
Durante as 70 horas de curso, a maioria composta de aulas práticas, os participantes terão conhecimento a respeito de: triagem estrutural de edificações, comunicação e sinalização padrão INSARAG (órgão internacional), uso adequado de equipamentos, técnicas de busca, escoramento, estabilização e transporte de cargas, manejo e tratamento de pacientes, entre outros.
Em 2022 o CBMSC vai capacitar 48 bombeiros militares para operações de BREC, divididos em 2 turmas. Com a formatura dos novos "Brequianos", a corporação passará a contar com capacidade total de operação para este tipo de ocorrência em todos os Batalhões do Estado.