Criminosos estão aplicando um novo golpe de estelionato, por meio da utilização de informações de uma empresa de turismo criciumense. A empresa é a CTur Viagens, que teve seu número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) copiado. Os criminosos oferecem passagens aéreas com preço abaixo do mercado, recebem o dinheiro, e não entregam os bilhetes.
O grupo pede uma parte do valor como entrada, já o restante é pago em parcelas, por boletos bancários. Os estelionatários se comunicam com as vítimas pelo WhatsApp, uma página no Facebook também foi criada, copiando inclusive o nome da CTur Viagens. Até o momento duas pessoas entraram em contato com a empresa, citando o nome de um suposto funcionário, que na verdade não existe.
Embora utilizem o CNPJ da CTur, os golpistas pedem que o depósito seja realizado em contas de pessoa física, que seriam laranjas do esquema. Segundo informações da empresa, o golpe acontece desde agosto de 2017 em diferentes estados do Brasil. O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Criciúma.