As transformações do jornalismo pautaram o episódio desta semana do podcast Toque de Mídia. Na edição, os jornalistas Andressa Fabris, Kaki Farias e João Pedro Alves trouxeram à tona uma reflexão sobre os novos caminhos da profissão que têm se adaptado às tendências de consumo da comunicação e viabilizado novos formatos de entrega de conteúdo. Curadorias, newsletters e podcasts foram alguns dos meios analisados no bate papo.
Com a participação do sócio e fundador da startup Matinal de Porto Alegre, Filipe Speck e do diretor de Conteúdo da Rádio Som Maior e portal 4oito, Arthur Lessa, a conversa abordou pontos como a otimização do tempo dos leitores. “Começamos a 4oito Matinal depois de identificar quais os diferenciais que poderíamos oferecer para o público. A newsletter surgiu como uma forma de proporcionar comodidade aos leitores que podem se atualizar de forma breve”, conta Lessa.
Para Speck, esse é um modelo de negócio sustentável no mercado de comunicação, por conta da qualificação da entrega e também da facilidade proposta. “O trabalho de coletar informações, selecionar os principais assuntos e contextualizar as notícias têm agregado cada vez mais valor para os consumidores de notícias, independente do formato”, conta.
O podcast, produzido pela Alfa Comunicação e Conteúdo e o curso de Jornalismo da UniSatc tem todos os episódios disponíveis nos agregadores de podcast como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox e Deezer.
Ouça o podcast no link