Pianista e compositor, Luiz Gustavo Zago está em Criciúma para um concerto nesta quarta-feira (3), mas antes passou pelo Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, falando sobre a prática, composições e música. Segundo Zago, um piano de cauda pode custar até R$ 1 milhão. Ao longo da carreira já trabalhou com Lenine e Toquinho.
Começou a tocar aos 11 anos e a compor aos 15. "Surge no chuveiro, quando tô tomando banho, eu fico lembrando da melodia e depois vou lá e escrevo", revelou. "Você vai se apegando a detalhes que antes não percebia. O bom músico vai emocionar as pessoas e fazer bem feito o que ele se propôs a fazer", afirmou.
Em 2010 gravou o disco solo “Até Amanhã”, mostrando seu trabalho como compositor em 10 faixas que trazem referências de bossa-mpb e jazz. Também participou de alguns outros CDs. Entre os concertos, percorreu Santa Catarina com a turnê de piano solo “De Jobim a Piazzolla”, com obras de inspiração clássica desses compositores.
Luiz Gustavo Zago está em Criciúma para o concerto didático "Momentum". Nesta quarta, às 20 horas, no auditório do Sesc. A apresentação é gratuita e dá ao público a oportunidade de uma introdução ao universo da música, num misto de espetáculo com workshop. Serão apenas 100 vagas. “É o nome do meu novo álbum que está chegando”, explicou o pianista.
Confira o Programa do Avesso na íntegra:
Curta o trailer de "Inverno" de composição do pianista: