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O desvio que gera reclamações na BR-101

Motoristas citam o afunilamento da rodovia na altura do Morro do Formigão

Por Denis Luciano Tubarão, SC, 28/08/2019 - 15:05 Atualizado em 28/08/2019 - 15:38
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O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) iniciou na segunda-feira, 26, um bloqueio de 90 dias no túnel do Morro do Formigão, por onde passam as pistas do sentido norte-sul na BR-101 pouco adiante da ponte sobre o Rio Tubarão. "É uma obra que precisa ser feita, o motorista terá que ter atenção. Quem está indo para o sul terá uma faixa, já que uma faixa do sentido contrário foi mudada para o sul, e das três que iam para o norte uma foi desativada, são duas indo para o norte", explicou o inspetor Luiz Graziano, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Mas a forma de execução do desvio vem chamando a atenção de condutores. "Passei agora pelo Morro do Formigão. Por conta da manutenção no túnel a pista que vem na direção norte-sul é desviada do túnel pela pista do sentido sul-norte. Ok, perfeito. O que não dá para entender é porque a pista sul-norte, no sentido norte, está em meia pista até o último viaduto de entrada em Tubarão, até o viaduto onde tem atacarejos, causando filas desnecessárias ao meu ver para quem trafega no trecho sul-norte, no sentido norte da rodovia", apontou uma motorista que passou pelo trecho pela manhã e fez esse comentário na Rádio Som Maior. "A meu ver essa interdição de meia pista seria necessária até a ponte, e depois segue a vida", emendou. "Eu concordo com essa ouvinte. A obra é no túnel, e no sentido norte-sul não passa pelo túnel, pega as duas pistas direto. Não teria porque fazer meia pista, eu concordo plenamente. A interdição é no túnel", apontou outro condutor, ao passar pelo mesmo local.

O inspetor Daniel Souto, chefe do posto da PRF em Tubarão, informou que não houve qualquer orientação no sentido de sinalizar uma pista do sentido sul-norte para não ter tráfego. "O desvio do sentido norte-sul se deu antes da terceira faixa, tem uns 300 metros de estrangulamento de uma faixa só. Optamos por fazer o desvio lá embaixo por segurança, senão afunilaria na curva, o que poderia ser perigoso. Optamos por trazer mais para baixo. Passou o afunilamento, principalmente depois da ponte, não é para ter qualquer desvio, mas sim duas faixas liberadas", detalhou.

A PRF explica que as medidas são necessárias e dizem respeito a todo o planejamento para a obra que está em curso. "Segundo a empresa contratada o tempo máximo é de 90 dias. Estamos trabalhando nesse sentido com o DNIT para se reduzir o máximo possível. Pode ter alguns momentos de congestionamento", reconheceu o inspetor.

As obras do DNIT são para recomposição do asfalto no trecho da rodovia que passa no túnel, e melhorias na sinalização.

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