O Outubro Rosa segue em pauta, e com a campanha Viva Mais, a Som Maior e o Portal 4oito tentam conscientizar a população sobre o câncer de mama. Uma entidade que tem essas características é a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma (RFCC). A Rede atua no setor assistencial na Unacon.
“Realizamos o autoexame da mama e atendimentos às pacientes que tenham alteração no exame. Depois do resultado do exame, nós damos seguimento ao atendimento, isso acontece por até dois anos”, explicou a enfermeira da Rede, Sandra Mara Machado de Souza.
A instituição irá realizar diversas palestras ao longo do mês. No dia 21 acontece um evento e no dia 28 uma caminhada, encerrando as ações do Outubro Rosa. A Rede atende aproximadamente 400 mulheres por mês.
“O dia mais maravilhoso é quando damos alta para uma paciente. O autoexame é importante para mulher conhecer a mama. Mas a mamografia é fundamental, e para quem tem parentes de primeiro grau com casos na família deve começar antes”, afirmou a ginecologista e mastologista da Rede, Beatriz Serafim Althoff Rocha.
O câncer de mama é o segundo que mais atinge as mulheres. Com um diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores do que 90%.