A partir desta quarta-feira (16), um novo nome está à frente do 6º Comando Regional da Polícia Militar. Trata-se do tenente-coronel Vilson Schlikmann Sperfeld, que até o dia 13 de outubro comandava o 5° Batalhão de Polícia Militar em Tubarão. O comandante do 6º CRPM, o coronel Cristian Dimitri Andrade, se despede das funções e vai para a reserva.
LEIA TAMBÉM:
- Em novembro, 6ª Regional da Polícia Militar terá novo comandante
- Vilson Sperfeld: "Não pode haver distância entre a população e a Polícia Militar"
A solenidade de passagem de comando ocorreu nesta manhã, na sede do 9° Batalhão da Polícia Militar. Emocionado, Dimitri fez um extenso agradecimento às pessoas que estiveram envolvidas na sua trajetória pessoal e profissional. "Hoje, um longo filme passa na minha cabeça. Entrei na PMSC em 9 de março de 1992, após um disputado concurso público através de ingresso pelo vestibular de verão da Acafe. Foram quatro anos de intensos estudos", relembra o coronel.
"Assinei, dia 4, a reserva. Hoje, foi uma passagem simbólica, deste importante comando aqui na região Sul, que congregada 27 municípios. Para mim, é motivo de muito orgulho estar completando aqui a minha jornada", acrescenta Dimitri. Apesar de estar lesionado, o coronel passou o comando nesta manhã. "Fiquei muito orgulhoso da minha tropa em forma, com esse sol escaldante. Esses policiais, homens e mulheres, que combatem e previnem o crime, diuturnamente", completa.
Cristian Dimitri Andrade é capacitado em Operações Especiais pela PMSC e Gerenciamento de Crises pela Embaixada Norte Americana no Brasil, além de ser especialista em Administração em Segurança Pública pela Unisul. Já atuou como chefe do Estado-Maior da 6ª RPM.
"O meu sentimento, além de orgulho, é de missão cumprida. Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé, como diz 2 Timóteo 4:7-8. Nós, cristãos; e militares cristãos, devemos tudo a Deus. A minha família, que está aqui hoje, minha mãe, que veio de Florianópolis, minha irmã, também, meu irmão, de Itapema; todos estão aqui e não tem preço que pague isso", completa Dimitri.
São 750 policiais militares, homens e mulheres, três batalhões, quatro companhias, um pelotão e 19 grupos no Estado. "Eles a quem eu devo todo o meu respeito. Por isso que a Segurança Pública de Santa Catarina ficou em 1º lugar do Brasil, no ranking de produtividade dos estados. É motivo de muito orgulho para todos nós, cidadãos catarinenses, além daqueles que vieram para cá empreender, residir e estudar", finaliza, emocionado, o coronel.
Novo comandante é de Tubarão
Com quase 30 anos de carreira militar, o novo comandante é um tubaronense que cresceu em Imbituba. Ao longo destas três décadas, trabalhou em municípios como Balneário Camboriú, Chapecó e Joinville, além de comandar o pelotão de Imaruí. Nos últimos 20 anos, se dedicou às atividades na região de Tubarão e, agora, encara este novo desafio em Criciúma.
"Para mim, é um momento emocionante da carreira, já que na próxima semana vou ser promovido a coronel da Polícia Militar e, também, assumir uma importante regional, a 6ª, que engloba a Região Carbonífera (Amrec) e do Extremo Sul (Amesc). É um desafio imenso, mas conto com os valorosos policiais que nos ajudarão a tornar a região cada vez mais segura, próspera e melhor de viver", comenta.