Nessa quarta-feira (5), o futebol brasileiro viveu um dia histórico. Logo em seu aniversário de 33 anos, o craque Neymar fez sua reestreia com a camisa do Santos, clube que o revelou para o futebol em 2009. Na ocasião, Neymar atuou durante o segundo tempo da partida contra o Botafogo de Ribeirão Preto, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. O empate em 1 a 1 marcou seu retorno ao Brasil, 12 anos depois de sua saída para o futebol europeu.
No Brasil, o atacante jogou quatro temporadas e meia, quando deixou se despediu do Peixe em 26 de maio de 2013, para se juntar ao Barcelona de Lionel Messi e Pep Guardiola, em julho. Mas como estava a cidade de Criciúma e o Tigre quando o "Ney" foi brilhar na Catalunha?
Criciúma Esporte Clube
Neymar x Criciúma
Apesar de ter ficado por cinco anos jogando no Brasil, Neymar não atuou contra a equipe carvoeira nenhuma vez em sua carreira. No Santos, o atacante fez sua despedida em 26 de maio, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo, na Vila Belmiro. Duas semanas após o "até breve", o Tigre recebeu o Alvinegro Praiano no Estádio Heriberto Hülse, mas a equipe santista já não contava mais com o craque.
2013 do Tigre
Naquele ano de 2013, o Criciúma estava de volta à primeira divisão após nove anos longe da elite.
A temporada também foi marcada pelo título carvoeiro no Campeonato Catarinense. A última conquista estadual do clube havia sido em 2005.
Na data da despedida de Neymar, o Tigre iniciava sua campanha no Campeonato Brasileiro com uma vitória diante do Bahia, pelo placar de 3 a 1 no Estádio Heriberto Hülse. Os gols do duelo foram marcados por Matheus Ferraz, Lins e João Vitor para o Criciúma, e Diones descontou para os visitantes. Com o placar, a equipe carvoeira dormiu na vice-liderança da competição.
Nestes 12 anos sem Neymar no Brasil, o Criciúma disputou a Série A apenas duas vezes, em 2014 e 2024. Em ambas as ocasiões, o Tigre acabou rebaixado para a segunda divisão.
Treinadores
Em maio, quem era o técnico do Criciúma era Vadão, que conquistou o estadual após a saída de Paulo Comelli, e comandou a equipe nas 15 primeiras rodadas do Brasileirão, quando foi demitido, deixando o time com 14 pontos e na zona de rebaixamento.
Nas oito rodadas seguintes, o Criciúma foi comandado pelo interino Silvio Criciúma, até a chegada de Argel Fuchs, que encerrou o Campeonato Brasileiro na 16ª colocação. Porém, após os casos Héverton e André Santos, que culminaram na perda de pontos de Portuguesa e Flamengo, respectivamente, a equipe carvoeira ganhou duas posições, e terminou em 14°.
Agora, o comandante da equipe carvoeira é Zé Ricardo, que em 2013 ainda não havia iniciado sua carreira no futebol profissional, mas iniciava como treinador nas categorias de base.
Presidente
Na época, quem comandava o Criciúma Esporte Clube era o empresário Antenor Angeloni, em sua quarta passagem pelo clube. Angeloni permaneceu na presidência do Tigre até 2015.
De lá pra cá, o Criciúma teve cinco presidentes, e todos renunciaram, foram eles: Jaime dal Farra, Anselmo Freitas, Vilmar Guedes e Alexandre Farias. Atualmente, o presidente do clube é Valter Minotto.
Cidade de Criciúma
Prefeitura
Márcio Búrigo era o prefeito de Criciúma. Ele havia tomado posse em 1° de abril de 2013, após ser eleito em uma eleição suplementar, realizada em 3 de março do mesmo ano.
Hoje, o atual prefeito d
Região Sul de Santa Catarina
O aeroporto era outro
Em maio de 2013, o Sul de Santa Catarina era atendida pelo Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, com a operação comercial da Azul Linhas Aéreas, que oferecia dois voos diários. O terminal foi gerido pela Infraero até setembro de 2016.
Inaugurado em 2014, Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, é atualmente é o aeroporto que atende a região, administrado pelo Consórcio Aeroportuário Regional Sul, formado pelas empresas RDL e Planaterra, oferecendo voos das empresas Azul e Latam.
Já o Aeroporto Diomício Freitas está sob gestão da Prefeitura de Forquilhinha, que busca retomar as operações de voos comerciais no município.
Ponte Anita Garibaldi (Laguna)
Principal marco da duplicação do trecho sul catarinense da BR-101 e um dos cartões postais da região de Laguna, a Ponte Anita Garibaldi estava ainda na primeira metade da construção, que iniciou em 2012 e foi concluída em 2015. Segunda ponte estaiada em curva do Brasil, ela conta com mais de 2,8 km de extensão em pista dupla e 400 metros de vão central suspensos por 60 cabos de aço e duas torres, que atingem mais de 50 metros de altura.
Via Rápida
Em maio de 2013, a Via Rápida estava apenas começando a tomar forma. As obras da via, coincidentemente, foram iniciadas no dia 5 de fevereiro daquele ano, data do aniversário de 21 anos de Neymar, e exatamente 12 anos antes de seu retorno ao Santos.
Por conta de diversos atrasos, paralisações e imbróglios na obra, a Via Rápida só veio a ser entregue para os condutores no dia 20 de dezembro de 2017, marcando um espaço de 11 anos entre a apresentação da proposta e a conclusão da obra.