Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

O que mudou no Sul de SC entre a despedida e a volta de Neymar ao Brasil?

Craque retorna ao Santos após 12 anos

Por Davi Brabos Criciúma, 06/02/2025 - 17:40 Atualizado há meio minuto
Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC
Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nessa quarta-feira (5), o futebol brasileiro viveu um dia histórico. Logo em seu aniversário de 33 anos, o craque Neymar fez sua reestreia com a camisa do Santos, clube que o revelou para o futebol em 2009. Na ocasião, Neymar atuou durante o segundo tempo da partida contra o Botafogo de Ribeirão Preto, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. O empate em 1 a 1 marcou seu retorno ao Brasil, 12 anos depois de sua saída para o futebol europeu.

No Brasil, o atacante jogou quatro temporadas e meia, quando deixou se despediu do Peixe em 26 de maio de 2013, para se juntar ao Barcelona de Lionel Messi e Pep Guardiola, em julho. Mas como estava a cidade de Criciúma e o Tigre quando o "Ney" foi brilhar na Catalunha?

Criciúma Esporte Clube

Neymar x Criciúma

Apesar de ter ficado por cinco anos jogando no Brasil, Neymar não atuou contra a equipe carvoeira nenhuma vez em sua carreira. No Santos, o atacante fez sua despedida em 26 de maio, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo, na Vila Belmiro. Duas semanas após o "até breve", o Tigre recebeu o Alvinegro Praiano no Estádio Heriberto Hülse, mas a equipe santista já não contava mais com o craque.

2013 do Tigre

Naquele ano de 2013, o Criciúma estava de volta à primeira divisão após nove anos longe da elite.

A temporada também foi marcada pelo título carvoeiro no Campeonato Catarinense. A última conquista estadual do clube havia sido em 2005.

Na data da despedida de Neymar, o Tigre iniciava sua campanha no Campeonato Brasileiro com uma vitória diante do Bahia, pelo placar de 3 a 1 no Estádio Heriberto Hülse. Os gols do duelo foram marcados por Matheus Ferraz, Lins e João Vitor para o Criciúma, e Diones descontou para os visitantes. Com o placar, a equipe carvoeira dormiu na vice-liderança da competição.

Nestes 12 anos sem Neymar no Brasil, o Criciúma disputou a Série A apenas duas vezes, em 2014 e 2024. Em ambas as ocasiões, o Tigre acabou rebaixado para a segunda divisão.

Treinadores

Em maio, quem era o técnico do Criciúma era Vadão, que conquistou o estadual após a saída de Paulo Comelli, e comandou a equipe nas 15 primeiras rodadas do Brasileirão, quando foi demitido, deixando o time com 14 pontos e na zona de rebaixamento.

Nas oito rodadas seguintes, o Criciúma foi comandado pelo interino Silvio Criciúma, até a chegada de Argel Fuchs, que encerrou o Campeonato Brasileiro na 16ª colocação. Porém, após os casos Héverton e André Santos, que culminaram na perda de pontos de Portuguesa e Flamengo, respectivamente, a equipe carvoeira ganhou duas posições, e terminou em 14°.

Agora, o comandante da equipe carvoeira é Zé Ricardo, que em 2013 ainda não havia iniciado sua carreira no futebol profissional, mas iniciava como treinador nas categorias de base.

Presidente

Na época, quem comandava o Criciúma Esporte Clube era o empresário Antenor Angeloni, em sua quarta passagem pelo clube. Angeloni permaneceu na presidência do Tigre até 2015.

De lá pra cá, o Criciúma teve cinco presidentes, e todos renunciaram, foram eles: Jaime dal Farra, Anselmo Freitas, Vilmar Guedes e Alexandre Farias. Atualmente, o presidente do clube é Valter Minotto.

Cidade de Criciúma

Prefeitura

Márcio Búrigo era o prefeito de Criciúma. Ele havia tomado posse em 1° de abril de 2013, após ser eleito em uma eleição suplementar, realizada em 3 de março do mesmo ano. 

Hoje, o atual prefeito d

Região Sul de Santa Catarina

O aeroporto era outro

Em maio de 2013, o Sul de Santa Catarina era atendida pelo Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, com a operação comercial da Azul Linhas Aéreas, que oferecia dois voos diários. O terminal foi gerido pela Infraero até setembro de 2016. 

Inaugurado em 2014, Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, é atualmente é o aeroporto que atende a região, administrado pelo Consórcio Aeroportuário Regional Sul, formado pelas empresas RDL e Planaterra, oferecendo voos das empresas Azul e Latam. 

Já o Aeroporto Diomício Freitas está sob gestão da Prefeitura de Forquilhinha, que busca retomar as operações de voos comerciais no município.

Foto: Arquivo/4oito

Ponte Anita Garibaldi (Laguna)

Principal marco da duplicação do trecho sul catarinense da BR-101 e um dos cartões postais da região de Laguna, a Ponte Anita Garibaldi estava ainda na primeira metade da construção, que iniciou em 2012 e foi concluída em 2015. Segunda ponte estaiada em curva do Brasil, ela conta com mais de 2,8 km de extensão em pista dupla e 400 metros de vão central suspensos por 60 cabos de aço e duas torres, que atingem mais de 50 metros de altura.

Foto: Arquivo/4oito

Via Rápida

Em maio de 2013, a Via Rápida estava apenas começando a tomar forma. As obras da via, coincidentemente, foram iniciadas no dia 5 de fevereiro daquele ano, data do aniversário de 21 anos de Neymar, e exatamente 12 anos antes de seu retorno ao Santos.

Por conta de diversos atrasos, paralisações e imbróglios na obra, a Via Rápida só veio a ser entregue para os condutores no dia 20 de dezembro de 2017, marcando um espaço de 11 anos entre a apresentação da proposta e a conclusão da obra.

Foto: Arquivo/4oito

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito