Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Operação Dignidade encaminha para tratamento quatro moradores de rua em Criciúma

Ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (7) na região do Pinheirinho

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 07/03/2024 - 14:46 Atualizado em 07/03/2024 - 14:48
Foto: Divulgação/PMSC
Foto: Divulgação/PMSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Operação Dignidade encaminhou quatro moradores de rua para a Assistência Social no início da manhã desta quinta-feira (7), em Criciúma. Com o envolvimento do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, OAB, Assistência Social, Secretaria de Saúde e Cruz Vermelha, a ação identificou cerca de 15 pessoas na região do bairro Pinheirinho. O objetivo é direcionar cada caso para o tratamento necessário.

“Hoje, todos os órgãos estão envolvidos para identificar os moradores de rua e fazer um encaminhamento. A gente abordou um casal, estavam dormindo na rua, a mulher estava praticamente perdendo o dedo por conta de uma ferida. Encaminhamos para a Secretaria de Saúde e depois ela aceitou a internação. De todos os ‘nãos’ que a gente tem todos os dias, um ‘sim’ já é de muita valia”, destacou o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.

Foto: Divulgação/PMSC

Segundo ele, a maioria dos moradores em situação de rua declina a assistência oferecida, e entre os poucos que a aceitam, uma considerável parcela não se mantém em tratamento por mais de dois dias. “Tem muito não. Se a pessoa quiser se tratar, se ela quiser se internar para dar o primeiro passo em relação ao vício – já que 99% do pessoal que está na rua é por conta das drogas –, o município tem vaga disponível para encaminhar”, relatou Fred.

No início da manhã, quatro pessoas aceitaram o encaminhamento. “A gente conseguiu abordar por volta de 12 a 15 pessoas, pelo menos quatro aceitaram o tratamento. Desses quatro, se um deles pelo menos seguir em tratamento, já é uma vitória. Porque, às vezes, eles aceitam ir, ficam dois, três dias de abstinência e acaba sendo muito complicado”, completou o diretor da Defesa Civil.

Operação deve chegar a outros bairros

A Operação Dignidade teve origem no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Em vez de realizar reuniões ordinárias dentro da prefeitura para discutir a concepção da operação, optou-se por conduzi-la nas ruas, abordando diretamente as questões relacionadas à assistência social. A ação deve se repetir.

“A gente concentrou uma equipe, que se dividiu em duas, mas trabalhando só a região do Pinheirinho. A intenção é transformar isso em algo rotineiro e levar para outros bairros da cidade. É uma ação que traz bastante resultado”, salientou Fred.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito