Na tarde desta quinta-feira (20), na BR-101 em Palhoça, policiais rodoviários federais realizaram uma ação educativa que buscou aumentar o entendimento entre motoristas de automóvel, caminhão e motocicleta.
Os policiais abordaram diferentes tipos de veículos e convidaram os condutores para conversar entre si. Cada um expôs seus pontos de vista e dificuldades enfrentadas no trânsito. Ao mesmo tempo, ouviram também o que motoristas de outro tipo de veículo tinham a dizer.
Comportamentos como excesso de velocidade, motocicletas no “corredor”, pontos cegos das carretas, uso indevido da faixa da esquerda e embriaguez ao volante foram os assuntos mais comentados.
Todos fizeram teste com bafômetro e seguiram viagem, prometendo ter mais consciência sobre a importância coletiva de tornar a rodovia um lugar mais seguro.
No trânsito, há uma regra bastante simples: o maior sempre cuida do menor. De acordo com o artigo 29 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados, e todos juntos são responsáveis pelos pedestres”.