Para a alta temporada de verão, Balneário Arroio do Silva deve aumentar o efetivo de policiamento em 200%. Com o novo comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município, 2º sargento Plínio Réus da Rocha Júnior, são 14 policiais, que devem somar 42 agentes para reforçar a Operação Veraneio 2022/23.
“Agora, no verão, a gente conta com reforço da 6ª Região e 9° BPM. Vamos receber um total de 28 policiais nesta primeira etapa, que é até o dia 15 de janeiro. Nesse período, contando com o efetivo local, teremos mais policiais para distribuir nas escalas”, disse o recém-assumido comandante do 19° BPM.
Durante a alta temporada, assim como em Balneário Rincão, a perturbação do sossego alheio é o maior problema da polícia no município. “Acho que esse é o ‘carro-chefe’ de toda praia. Nós já estamos acostumados e vamos tentar, da melhor maneiro passível, deixar os moradores de Balneário mais aliviados com relação a isso”, salientou o sargento.
Furto é maior desafio durante inverno
Fora da temporada os problemas também são os mesmos da maioria das praias: violência doméstica, tráfico e, principalmente, furto. O sargento Réus explicou que muitos criminosos se deslocam para o município para se esconder, justamente, por ser um local pacato e possuir grande extensão territorial.
“No inverno, nosso problema maior é o furto. Por as casas estarem fechadas, já que o pessoal acaba se deslocando para suas casas da cidade e deixam a praia meio abandonada no verão”, explicou Réus. “A gente vai combater da forma que achar mais eficaz para dar uma segurança maior para a população”, acrescentou.