“O que você quer ser quando crescer? ”. Possivelmente você já ouviu isso quando criança, não é mesmo? Essa é uma escolha que impacta totalmente na vida das pessoas. Na época do ensino médio isso se torna ainda mais tenso, já que é o momento em que as pessoas prestam vestibular e decidem realmente “o que querem ser quando crescer”.
Esse foi o papo do programa Do Avesso desta segunda-feira, 1º, que recebeu a psicóloga e coordenadora do Programa de Orientação Profissional da Unesc, Denise Nuerberg, e a pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti.
Conforme Denise, toda escolha do futuro trata de uma trajetória para ser trilhada. “A gente diz que a escolha profissional não é de um dia para o outro, é um processo. Eu estimulo desde o sétimo ou oitavo ano, para chegar no 1º e 2º ano mais preparado e definir no 3º ano”, explica a psicóloga.
Para a pró-reitora acadêmica, formada em Farmácia, atualmente trabalha na gestão acadêmica da Universidade. “Atualmente cada vez mais o que se espera de um profissional nem sempre é focado em uma profissão. Hoje se espera muitas as competências e habilidades de muitas profissões. Cada vez mais a gente percebe que o mercado pede isso e cada vez mais cursos e aperfeiçoamentos mais rápidos”, explica Indianara.
O essencial é procurar a orientação profissional com psicólogos profissionais para um resultado efetivo e garantir boas escolhas para o futuro.