"Quando meus gordinhos são criados, com suas características e sem medos de se mostrarem, eles expressam a felicidade que tanto desejamos”. É assim, com figuras acima do peso que não mostram seus rostos, mas expressam muita alegria, que Dudu Rodrigues provoca, envolve e cativa para “Happy Humans”, a exposição que está abrindo o Cultura ACIC 2019 na galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma.
“Digo que os apreciadores da pop arte vão se encontrar, aqui, com o lúdico dos seus personagens”, aponta o artista. “Minha busca é pelo gestual, tanto que não costumo colocar nos meus gordinhos nem olhos, nem nariz, nem boca”, antecipa, aguçando a curiosidade.
Questionado sobre a razão de não completar o visual de seus personagens nas telas, Dudu explica. “Quando conversamos, o correto é olhar nos olhos. Fazendo assim, revelamos sinceridade. Nas artes, não precisamos saber se elas são sinceras. O que gostamos, ao ver uma obra, é que ela tenha personalidade. É disso que faço questão”.
Olhos, boca, nariz. Cadê?
Dudu lembra, com a sensibilidade do artista, que muitas vezes as pessoas nem notam que nas obras os personagens estão sem olhos, boca e nariz. “O que chama a atenção mesmo são os corpos avantajados e as cores”. A felicidade que transborda da exposição é definida pelo artista como “a alegria de viver essa vida, criando e produzindo para que o mundo fique um pouco melhor”.
Mas do que desfrutará quem for à exposição? “Ela é o desfrutar de cores, das cores dos seres humanos que somos. Vai ser uma satisfação receber a todos na ACIC”.