Serão instalados painéis de sinalização rodoviária nas cabeceiras da Ponte Anita Garibaldi, com o objetivo de informar aos motoristas sobre a incidência de vento lateral durante a travessia. A colocação será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) ao longo da semana.
A ponte conta com 2.830 metros de extensão, localizada em uma região com ventos intensos, o que pode causar problemas para veículos grandes, sobretudo os caminhões, carretas e ônibus.
Serão instalados dois painéis sinalizadores, nos quilômetros 313 e 316, em Tubarão. Nesta segunda-feira (11) foi realizada a marcação dos locais que irão receber as guias. Em Laguna, nos quilômetros 300 e 311 será feito a mesma coisa.
Os painéis serão retangulares, com o fundo preto e a cor amarela. Terão um metro de altura e dois de comprimento. Servirão para complementar a sinalização já instalada ao fim das obras da BR-101 Sul.
Os painéis
De acordo com o Manual de Sinalização Rodoviária do DNIT, de 2010, este tipo de sinal é utilizado para alertar os usuários sobre a existência de área sujeita a frequentes ventos fortes, predominantemente laterais, alertando-os para o risco de tombamento ou perda de direção. O símbolo é representado de forma a considerar o sentido do vento, se da esquerda para a direita, ou vice-versa.