Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Morre Papa Francisco, aos 88 anos

Líder da Igreja Católica enfrentava problemas de saúde e marcou o papado por seu perfil progressista e de diálogo com o mundo

Por Redação Criciúma, 21/04/2025 - 06:53 Atualizado há 1 hora
Foto: Vaticano News
Foto: Vaticano News

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, no Vaticano. O religioso argentino, nascido Jorge Mario Bergoglio, ocupava o cargo de chefe da Igreja Católica desde 2013, sendo o primeiro papa latino-americano da história. A causa da morte ainda não foi oficialmente divulgada pelo Vaticano, que fez o anúncio da morte do Pontífice perto das 2h30 (horário de Brasília). Nesse domingo (20), o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.

Ao longo dos últimos anos, Francisco enfrentava uma série de problemas de saúde, incluindo dificuldades respiratórias e mobilidade reduzida. Ele passou por internações e chegou a cancelar compromissos por orientação médica, mas manteve sua rotina de trabalho sempre que possível.

Francisco sucedeu Bento XVI, que renunciou ao papado em fevereiro de 2013. Desde então, ficou conhecido por seu perfil reformista, sua postura de aproximação com os pobres, os migrantes e os marginalizados, além de defender causas como o combate às mudanças climáticas e o diálogo inter-religioso.

Durante seu pontificado, também enfrentou resistências dentro da própria Igreja, especialmente por sua abordagem mais aberta em relação a temas como homossexualidade, celibato e papel das mulheres. Ainda assim, consolidou-se como uma das principais lideranças globais, sendo ouvido em fóruns políticos, sociais e religiosos.

O corpo de Francisco será velado na Basílica de São Pedro, onde milhares de fiéis devem prestar as últimas homenagens. O Vaticano deve divulgar nas próximas horas o cronograma oficial das cerimônias e os próximos passos para a escolha de seu sucessor, que será definido em conclave pelos cardeais da Igreja.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito