A semana está sendo de intensas apresentações culturais, por meio do teatro, em Içara. Nesta terça-feira, 17, aproximadamente 300 pessoas da Escola Maria da Glória e Silva, do bairro Aurora, foram contemplados com a exibição da peça teatral "Para Contar Estrelas", do grupo Cirandela de Criciúma. A apresentação faz parte da III edição do Festival Nacional de Teatro Revirado que ocorre até sábado, dia 21. O evento prevê varias apresentações por toda a cidade, em uma parceria entre o Governo de Içara, por meio da Fundação Cultural (FCI) e o grupo Cirquinho do Revirado.
Conforme o coordenador de Cultura da FCI, Harlan Mello, o Festival é uma forma de fomentar e despertar o interesse pela cultura na população. "O Grupo Cirandela já fez outras apresentações aqui em Içara e acabamos pedindo a presença deles novamente pela grande repercussão que tem em meio ao público que acompanha", colocou.
De acordo com uma das integrantes do grupo Cirandela, Priscila Schaucoski, a peça "Para Contar Estrelas" traz dois personagens, Kuiper e Procion que são guardadores do tempo. "Os personagens vem de outros universos para captar um tempo diferente. Durante a peça fizemos uma grande interação com o público presente", contou. "Temos uma grande relação com o município de Içara, pois em outras oportunidades já nos apresentamos aqui, como na festa Agromel", lembrou o também integrante do grupo teatral, Bruno Andrade.
A diretora da escola Maria da Glória e Silva, Gisiane dos Santos Ramthun, ressalta a importância da presença do teatro na comunidade escolar pela inserção da cultura aos alunos. "Estar próximo e poder assistir o evento de uma forma que não precise sair da escola e nem do bairro nos deixa muito satisfeitos", comentou.
"O teatro nos dá uma noção de como é o mundo artístico, não temos a oportunidade constante de ter a presença de um circo ou teatro no espaço escolar que nos tira um pouco da rotina e descontrai", acrescentou a aluna do 9° ano, Vitória Cabreira Pellegrin.
A apresentação teatral estava prevista para ocorrer em frente a igreja do bairro Aurora, mas em função da chuva foi levada ao ginásio da escola. "Sancho Pança - O Fiel Escudeiro" foi outra atração exibida na escola aos alunos que estudam a tarde.