Na manhã desta terça-feira, 23, deputados federais e senadores reuniram-se com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar de ações emergenciais para conter os avanços da pandemia no Estado. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, participou da reunião para tratar da situação do oeste catarinense que segue crítica.
Além de Chapecó, os parlamentares trataram da atual situação de outras regiões de Santa Catarina que seguem tendo aumentos de casos e estão chegando ao seu limite.
Segundo o deputado federal Daniel Freitas, que é coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, as notícias são boas. “O Ministro está atento à situação que nosso Estado enfrenta e, imediatamente, Governo Federal disponibilizará mais profissionais de saúde; mais 100 mil testes; 100 respiradores; auxiliará na remoção de pacientes através de aeronaves para transportá-los a outras cidades ou estados menos impactados e entregará uma nova remessa de vacinas”, pontuou o Deputado.
A previsão é de que os respiradores cheguem a Santa Catarina já nesta quarta-feira (24), e as novas doses da vacina cheguem nos próximos dias, já que o segundo lote com 2 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca vindas da Índia chegaram ontem no Brasil e já estão iniciando sua distribuição a todos os estados da Federação.
“O próximo passo agora é conseguirmos 150 monitores e mais 500 bombas de infusão. A bancada federal está empenhada na busca de soluções”, ressaltou Daniel Freitas.