Os cuidados com os pets tem ganhado destaque nos últimos anos. Quando o assunto é animal de estimação, a maioria das pessoas pensam em cães ou gatos, mas espécies exóticas, como cobras ou iguanas também podem ser dóceis.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores e Comerciais de Animais Silvestres e Exóticos, a demanda por animais do tipo cresce aproximadamente 30% ao ano em todo o país.
“Esse hobby é muito mais comum do que imaginamos. Em 1998 a legislação mudou, até que em 2015 o acesso foi facilitado novamente. As pessoas devem passar a encontrar em lojas esses animais exóticos”, disse o empresário Lucas Magalhães.
Com as dificuldades para comprar animais, o mercado de vendas ilegais ainda é forte. Magalhães acredita que manter animais em cativeiro também é uma forma de preservar a natureza.
“Tem uma galera fanática em coisas diferentes. Como veterinário preciso estudar isso. As pessoas tem algum receio, pois pegam na natureza, sem registro e tem medo”, afirmou o médico veterinário Wilson Canassa.