Referência nacional e elogiada pelos maiores competidores do país pelo traçado e variedade de obstáculos, a pista de skate do Parque Altair Guidi pode virar um problema em Criciúma. O piso apresenta rachaduras em pontos delicados, além de partes mais ásperas que dificultam a prática do esporte.
Segundo o skatista e professor Matheus Cruz, a pista apresenta problemas incondizentes com a magnitude da obra e o tempo em que foi concluída: a inauguração oficial foi em janeiro deste ano, mas desde metade do ano passado ela está aberta ao público.
"A qualidade da pista não condiz com o orçamento que foi passado. É inexplicável a situação dela pelo investimento que foi feito", lamenta.
O skatista publicou um vídeo no Instagram relatando a situação de precariedade em certos locais da pista, como as rachaduras e o piso áspero. Segundo Cruz, a situação apresenta riscos, especialmente para as crianças que usam o espaço.
"A rachadura fica bem de frente para uma escadaria e uma rampa grande. Eu tenho experiência e consigo pular se precisar, uma criança que não tem experiência, passa ali, tranca a rodinha e cai de cabeça escada abaixo. Além de ser perigoso, dificulta a aprendizagem, a pista áspera desgasta o skate", relatou.
O presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME), Neto Uggioni, confirma que a pista vem apresentando problemas estruturais desde janeiro, quando foi disputada a etapa do STU National em Criciúma, que trouxe grandes nomes do skate brasileiro como os medalhistas olímpicos Rayssa Leal e Pedro Barros.
"Desde que inaugurada ela apresenta os problemas como rachaduras e o piso áspero", aponta Uggioni. A pista está dentro da "garantia" e a empresa responsável pela obra, a SBM de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, foi notificada pela prefeitura, segundo o presidente da FME.
Uggioni relata que várias vezes a prefeitura tentou o contato com a SBM, mas não obteve resposta. A última vez foi há 45 dias. "Eles ficaram de vir à prefeitura, mas até agora nada. Se não vierem, vamos notificar via judicial. É uma pena, um investimento alto assim. Quem frequenta a pista tem reclamado e nos procurado", conclui.
O skatepark foi uma obra realizada via emenda parlamentar do deputado federal Daniel Freitas (PSL) e teve orçamento de R$ 1,4 milhões.