O Plano Diretor de Içara, mecanismo que tem como objetivo orientar a distribuição de empresas, residências e áreas de preservação no território do município, não é atualizado há quase 30 anos. De acordo com a atual prefeita municipal, Dalvania Cardoso, o documento foi publicado em 1992 e, de lá para cá, só sofreu algumas alterações pontuais.
“Desde 1992 nenhum prefeito conseguiu fazer esse plano. Joga para a Câmara e não passa, essa é uma preocupação muito importante para o desenvolvimento da cidade”, pontuou a prefeita.
Segundo Dalvania, inúmeros projetos de lei separados que visavam alterações específicas em partes do plano já foram enviados à Câmara desde então, mas nenhuma revisão completa do documento foi feita. Vista como uma cidade com grande potencial para se desenvolver como polo industrial, Içara carece de uma atualização.
O Plano Diretor serve também para que não haja futuros entraves no estabelecimento de empresas e residências no município. Isso porque, em uma área tida como industrial no documento, não está autorizada a construção de casas e vice-versa, evitando problemas e desacordos entre entidades e moradores.