A Polícia Militar de Criciúma descobriu e pôs fim a um dos maiores desmanches ilegais de veículos dos últimos tempos na cidade. O esquema funcionava no bairro Demboski, em um galpão alugado desde o ano passado. Seis homens foram presos, todos com já com antecedentes criminais. O local funcionava à margem da SC-443.
No pavilhão, havia uma quantidade ainda não contabilizada de carros de alto padrão e peças. "Aqui concentrava um núcleo de ação de criminosos de várias localidades, tanto que nós encontramos aqui muitos veículos de Santa Catarina e muitos veículos do estado do Rio Grande do Sul. Os automóveis eram remetidos aqui para essa localidade. Hoje tivemos êxito em desmantelar e, principalmente, prender os criminosos", afirmou o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mário Luiz Silva.
Saiba como foi a operação
A Polícia Militar já tinha suspeitas da atividade criminosa no local. O estopim para a operação foi a observação, feita por policiais do Tático, de dois homens carregando um cilindro de oxigênio em um Fiat Fiorino, equipamento típico de desmanches.
Ao perceberem a presença policial, a dupla entrou rapidamente no carro, atitude considerada suspeita pelos militares. Após abordagem, foi constatado que transportavam o cilindro de oxigênio e forneceram versões conflitantes sobre suas atividades, negando inicialmente estar no pavilhão.
A Polícia Militar, então, seguiu para o local inicial e abordou um caminhão saindo do galpão, onde encontraram diversas peças de veículos desmontados e em processo de desmanche. Os policiais constataram que os automóveis tinham registro de furto e roubo. Além disso, diversos motores e peças suspeitos de serem de veículos roubados foram encontrados.
"Talvez até uma centena de veículos"
"O roubo de veículo é algo que tira o nosso sono já de muito tempo, que atormenta o cidadão de bem. O grande problema do furto, do roubo, da subtração em si, é a destinação, é esse veículo ser desmanchado e serem revendidas as peças para comercialização no mercado negro. Um dos nossos grandes objetivos era conseguir identificar o ninho, o depósito onde esses veículos estavam sendo encaminhados. Hoje, a Polícia Militar teve a grata satisfação de encontrar esse grande desmanche, algumas dezenas de veículos, talvez até uma centena de veículos aqui desmanchados", detalhou o tenente-coronel Mário.
A Polícia Científica e a Polícia Civil também estiveram no local do desmanche. Todos os envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados a Central de Polícia.