A Polícia Civil de Santa Catarina com apoio da Polícia Civil de São Paulo e Rio de Janeiro cumpre 35 mandados de prisão em Imbituba, Araranguá, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. A operação, que tem como nome Conta Limpa, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (7) e também tem o apoio da Delegacia de Defraudações e do DEIC.
Segundo informações, foi verificado que a fraude consistia na invasão das contas de clientes por meio do “phising”, prática criminosa que consiste em roubar dados pessoais na internet. Os criminosos conseguiam o login e senha dos clientes, acessavam a conta realizando a venda dos “ativos em renda fixa” e deixava a conta da vítima zerada.
Durante as investigações,os policiais identificaram que os criminosos têm vasto conhecimento sobre o mercado de ativos porque utilizavam técnicas elaboradas para negociar ativos sem relevância em conta de terceiros, além de ter conhecimento na área de informática e cibernética, vitimando 80 pessoas em todo o Brasil.
O prejuízo apenas em Santa Catarina é de R$ 2 milhões, se tomar com as vítimas dos outros locais, o valor ultrapassa R$ 10 milhões. Segundo a polícia, essa é a primeira investigação realizada no Brasil para apurar fraudes em contas de investimentos de ações e derivativos.