A investigação policial realizada pela Divisão de Repressão a Roubos (DRR/DIC Criciúma) da Polícia Civil, coordenada pelo delegado Yuri Miqueluzzi, realizou uma investigação para identificar o autor de extorsões pela internet. Os fatos ocorreram em setembro do ano passado.
De acordo com o delegado, a investigação foi realizada por meses. A vítima, de Criciúma, transferiu valores ao criminoso pelo sistema bancário. Durante horas, o autor exigiu pagamento mediante graves ameaças de divulgação de informações íntimas. Coagida, a vítima realizou transferências.
"A vítima procurou a delegacia e nos relatou a situação. O autor detinha algumas informações íntimas da pessoa e passou a exigir alguns pagamentos para não divulgar. A partir daí, esse crime aconteceu por meio eletrônico. A investigação é muito complexa nesses casos, porque o autor pode estar em qualquer lugar, até fora do país", comenta o delegado.
O autor, de 31 anos, foi identificado e indiciado pelo crime de extorsão. A Polícia Civil representou pela sua prisão preventiva, com parecer favorável pelo Ministério Público. O pedido de prisão segue em análise pelo Poder Judiciário.
"Foram iniciadas as diligências, conseguimos, com muito custo, cerca de sete meses de investigações com representações judiciais e quebras de sigilo, identificar o autor. Ele foi indiciado, o inquérito foi finalizado com pedido de prisão preventiva. Agora, a gente aguarda a decisão do Poder Judiciário para buscar e tentar localizar essa pessoa, caso houver a decretação", finaliza Miqueluzzi.