A Polícia Civil de Nova Veneza investiga um caso de abandono de animais em um arrozal no Distrito de São Bento Baixo, no último fim de semana. No total, 17 cães, entre recém-nascidos e adultos, foram deixados sem comida e em más condições. Um dos cachorros morreu atropelado.
O órgão de segurança instaurou um inquérito para averiguar o responsável pelo abandono e pelos maus-tratos. Segundo a protetora e presidente da Comissão em Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que também participou do resgate, Rosane Machado, os cães eram de uma pessoa que reside em Criciúma.
"Foi um trabalho em equipe", enfatiza a protetora. Rosane afirma que há uma fêmea e um macho adultos para adoção, além de duas cachorras com seus seis filhotes cada. Os animais passaram por atendimento veterinário e têm castração garantida pelo Núcleo de Bem-Estar Animal de Criciúma.
Saiba como ajudar
A ONG Mapa precisa de recursos para ajudar na alimentação e tratamento veterinário dos animais resgatados. Ajude pelo Pix: 43.048.360/0001-76. A situação dos cães é atualizada por meio dos perfis: @sospetsnovaveneza, @mapanovavenezasc e @rede_do_bem_cocal_do_sul.
Mobilização
Uma grande mobilização entre entidades como a Fundação do Meio Ambiente (Fundave), além da Comissão em Defesa dos Direitos dos Animais da OAB de Criciúma, do Núcleo do Bem-Estar Animal e das ONGs Instituto Rede do Bem, de Cocal do Sul, Mãos que Ajudam, Patinhas que Agradecem (MAPA) e SOS Pets Nova Veneza, garantiu que os cães fossem resgatados em segurança.
Em nota, a Polícia Civil se manifestou sobre o caso:
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Veneza, acompanhou, em conjunto com representantes da Fundave de Nova Veneza, da Comissão em Defesa dos Direitos dos Animais da OAB de Criciúma/SC, do Núcleo do Bem-Estar Animal de Criciúma e das ONGs Instituto Rede do Bem de Cocal do Sul e Mapa de Nova Veneza, o resgate de cães que foram abandonados ao relento e sem comida no bairro São Bento Baixo, em área rural, durante o fim de semana. Os animais, adultos e diversos filhotes recém-nascidos, passaram por um exame com médico veterinário. Um deles morreu atropelado. A Polícia Civil instaurou inquérito para averiguar o responsável pelo abandono e eventual maus-tratos aos animais.