A Polícia Militar (PM) é outro órgão que está atuando juntamente com a Vigilância Sanitária na busca de fiscalizar os regramentos dos decretos no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. As denúncias, que são recebidas pela PM por três canais diferentes, tem contato com apoio dos polícias, tanto na fiscalização como na autuação de multas.
"A Polícia Militar vem atuando primeiro na fiscalização, diariamente, e em conjunto com os outros órgãos. Então tivemos inúmeros decretos e é normal que cause uma confusão. As medidas estão colocadas e cabe a nós fazer essa fiscalização", explicou o chefe do setor de planejamento operacional do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Major Rafael Mateus.
Conforme o Major, durante o fim de semana já ocorreram algumas fiscalizações, principalmente no quesito de aglomerações. "Agora nós temos o decreto que diminui o horário de funcionamento dos bares e estivemos fiscalizando isso. Durante o fim de semana também estava mais calor e percebemos mais movimentação das pessoas na rua", comentou ao programa Agora, na manhã desta terça-feira, 21.
O policial também explicou sobre as penas que as pessoas podem sofrer, inclusive se elas estiverem em um estabelecimento onde há aglomeração. "O estabelecimento e as pessoas que frequentam podem sofrer sansões. Multa ao estebelecimento e a pessoa", enfatizou.
As denúncias podem ser realizadas via o WhatsApp da prefeitura (48) 99193-6259, ou pelo App PMSCCidadão ou pelo número 190.