Uma abordagem policial chamou a atenção de pessoas que estavam no Centro de Criciúma, na tarde desta quinta-feira (15). Imagens repercutiram nas redes sociais e houveram críticas sobre a forma como os policiais teriam agido. Por isso, na noite de ontem, a Polícia Militar emitiu um comunicado esclarecendo o fato.
Conforme a nota, a PM foi acionada após lojistas observarem que um homem rondava o estabelecimento. O suspeito não acatou a abordagem, o que gerou uma ocorrência de resistência, desobediência e ameaça. Abaixo, confira o comunicado na íntegra:
NOTA - 9°BPM - CRICIÚMA
OCORRÊNCIA DE RESISTÊNCIA, DESOBEDIÊNCIA E AMEAÇA
1. A Polícia Militar de Santa Catarina, através do 9° Batalhão de Polícia Militar, em Criciúma, atendeu na tarde desta quinta-feira (15) ocorrência na área central de Criciúma, onde foi solicitada a presença policial para averiguar um homem em atitude suspeita aos fundos da Catedral.
2. A ligação recebida pelo 190 informava que o homem estava rondando e observando as lojas de maneira estranha, causando preocupação na solicitante.
3. Quando a guarnição chegou ao local, um homem com as caracteristicas relatadas se levantou de maneira repentina e procurou sair do local. Os policiais determinaram, então, que o mesmo colocasse as mãos na cabeça para realizar a abordagem, mas o homem resistiu e não quis seguir as orientações dos policiais.
4. Por esse motivo, os policiais precisaram realizar a força necessária para conter o mesmo, que reagiu e proferiu ameaças contra a guarnição, sendo assim conduzido por desobediência, resistência e ameaça.
5. A Polícia Militar de Santa Catarina e o Comando do 9°BPM trabalham para preservar a ordem e proteger a vida e sempre preza pela observância total dos protocolos operacionais. Desta forma, a PMSC sempre estará à disposição para esclarecer a verdade dentro dos ordenamentos legais.