Com o objetivo de manter atualizado o treinamento dos policiais civis nas técnicas operacionais, sobretudo no manuseio e habilidades com uso de armas longas, instrutores Policiais Civis, credenciados pela Academia da Polícia Civil de SC (ACADEPOL-PCSC), coordenaram atividades do curso de habilitação e atualização de Submetralhadora SMT40, calibre .40 S&W. As aulas aconteceram na Associação Recreativa dos Policiais (ARPOC) em Criciúma.
O delegado Yuri Miqueluzzi, um dos instrutores do curso, explicou que "a importancia desse curso é realizar o constante aperfeiçoamento dos policiais, permitir que alguns deles sejam habilitados, e de outro lado, permitir aqueles que já são habilitados, tenham uma atualização no manuseio da arma com novas tecnicas e doutrinas atualizadas"
O curso envolveu todo o sul catarinense, policiais das regiões de Criciúma, Araranguá, Tubarão e Laguna participaram das aulas. Entre os dias 24 a 26 de abril, 10 policiais civis, já habilitados para o uso da arma, participaram da atualização. E nos dias 27 e 28 abril, mais 10 policiais foram habilitados.