A Polícia Militar de Santa Catarina terá uma iniciativa inédita em relação à Segurança Pública. Os policiais contarão com câmeras portáteis fixadas nos uniformes, o que vai aumentar a transparência das ações dos profissionais e melhorar a proximidade entre o policial e o cidadão. A tecnologia vai monitorar toda a atividade durante uma ocorrência.
Os equipamentos serão adquiridos em uma parceria entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça. Serão compradas aproximadamente duas mil câmeras, no valor de R$ 6,2 milhões. A previsão é de todas entrarem em operação até o final deste ano em todos os batalhões de polícia.
A tecnologia já está em fase de testes. O coronel Araújo Gomes informou que o número de câmeras é suficiente para que ao menos um aparelho seja usado por patrulha em cada turno no Estado. “Serão gravadas todas as interações entre o policial e o cidadão. Vai melhorar a qualidade das provas coletadas nas ações e, ainda, proteger o policial contra falsas acusações que acabam comprometendo as prisões”, relatou.
O equipamento será acionado pelo policial, durante o atendimento as ocorrências. As imagens serão encaminhadas a um servidor central e ficam acessíveis para polícia e para requisições do Judiciário e do Ministério Público.