Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Por enquanto, ano letivo garantido

Estado e alguns municípios aplicam ensino online aos seus alunos

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 22/04/2020 - 17:36

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Sem aulas há pelo menos um mês e meio, há o temor de muitas pessoas quanto à garantia de que o ano letivo não será perdido. A coordenadora Regional de Educação, Ronisi Cristina Guimarães, diz que por enquanto isso não é cogitado. Após antecipar as férias de julho para os 15 primeiros dias da paralisação das aulas devido à pandemia do coronavírus, a Rede de Ensino do Estado iniciou o Regime Especial de Aulas não Presenciais. “Não temos nenhuma informação de perder o ano letivo. Este regine está baseado na legislação, nos decretos, nas portarias do Conselho Nacional de Educação”, comenta.

Ela acrescenta que este é um ano atípico devido à Covid-19. “O professor tem um planejamento anual. A nossa sugestão é que vão selecionando os conteúdos que seja mais fácil de trabalhar online.  O número de acessos é muito grande, o retorno também. Nos primeiros 15 dias que era recesso, muitos professores já estavam enviando atividades”, comemora.

O decreto do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), suspende as aulas no estado até o dia 31 de abril, mas que pode ser prorrogado. “É claro que temos dificuldades, mas temos um plano de ação que até se for necessario a escola leva as atividades ao aluno. Temos o grupo de alunos que têm acesso a internet e um grupo que não têm e quem não tem este acesso recebe o material impresso”, pontua.

Entrega dos materiais

A entrega de materiais impressos para as aulas não presenciais da rede estadual de ensino começou a ser feita por algumas coordenadorias regionais de educação na última semana. Os pais e responsáveis pelos estudantes com acesso restrito ou sem acesso à internet são orientados a comparecerem na escola para retirar os materiais pedagógicos elaborados pelos professores, incluindo textos e atividades.

As escolas estaduais são orientadas a entregar os materiais seguindo os padrões necessários de higienização e distanciamento entre as pessoas, de acordo com as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde contra o contágio por coronavírus. Alguns servidores, usando máscaras, organizam as atividades por turma e atendem os pais dos alunos.

As atividades são adaptações do plano de ensino docente e devem ser feitas pelos estudantes ao longo da semana. O responsável pelo aluno deve retornar à escola a cada semana ou quinzena para retirar os próximos materiais de estudo. Quando houver o retorno das aulas presenciais, as atividades elaboradas terão a avaliação dos professores e a validação como hora-aula neste ano letivo.

Tags: coronavírus

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito