A Casa do Hip Hop de Criciúma, localizada no bairro Paraíso, anunciou seu fechamento nesta quinta-feira (9). Segundo uma nota divulgada no Instagram da instituição, a Casa perdeu o espaço que tinha e passava por uma falta de recursos para atender as crianças.
Os organizadores pretendem reabrir o projeto em um novo local. "Pedimos a todos que acompanhem nossas redes sociais para obter mais informações sobre a reabertura da Casa", destaca o informativo.
O presidente da Associação Dança Criciúma (ASDC) e educador Artista Urbano no projeto Ação Hip Hop, Maxwell Sandeer Flor contou que, desde 23 de dezembro de 2018, foi instituída a diretoria da Casa do Hip Hop de Criciúma, uma parceria entre a ASDC, o Instituto Hip Hop criciumense e a comunidade do Paraíso.
"A Concessão de Uso do Espaço foi de cinco anos com o proprietário, ou seja, ficaríamos na Casa até novembro de 2023 (daqui a 8 meses). O proprietário foi 'fatiando' os espaços, até ficarmos apenas com duas salas: recepção e dança. Veio até com papo de cobrar aluguel. Isso estava no contrato? Não!", salientou Maxwell.
Agora, a equipe pretende fazer ações voluntários e firmar parcerias de pessoas físicas, jurídicas e institucionais para reerguer o projeto.
Confira a nota da Casa do Hip Hop na íntegra:
É com grande pesar que anunciamos o fechamento da Casa do Hip Hop de Criciúma, localizada no bairro Paraíso. Infelizmente, perdemos o espaço que tínhamos e, juntamente com a falta de recursos para atender às crianças, decidimos encerrar as atividades nesse local.
Desde a sua fundação, a Casa do Hip Hop de Criciúma tem sido um lugar de acolhimento e aprendizado para muitas crianças e jovens do bairro Paraíso e comunidades vizinhas. Foi um espaço de troca, de criação e de expressão, onde muitos puderam descobrir novas habilidades e talentos.
No entanto, agora precisamos dar um passo atrás para poder dar dois adiante. Embora seja triste encerrar as atividades neste espaço, estamos planejando retornar com uma nova identidade, e em um novo espaço. Estamos trabalhando arduamente para encontrar um lugar que atenda às necessidades da Casa do Hip Hop, e que possa oferecer um ambiente seguro para realização de atividades culturais, esportivas e sociais.
Continuaremos a lutar pelo Hip Hop e pela cultura, e queremos garantir que as crianças e jovens do bairro Paraíso tenham acesso à cultura e ao esporte. Pedimos a todos que acompanhem nossas redes sociais para obter mais informações sobre a reabertura da Casa.
Agradecemos a todos que nos apoiaram e contribuíram para o sucesso da Casa do Hip Hop de Criciúma, no bairro Paraíso. Estamos ansiosos para voltar em breve com uma nova energia e um novo espaço para continuar com nosso trabalho.