Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Por que tenho dificuldade para emagrecer?

Evento mostra três principais erros cometidos por pessoas que querem emagrecer

Por Clara Floriano Criciúma - SC, 17/10/2017 - 14:27 Atualizado em 18/10/2017 - 12:44

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quem nunca se sentiu frustrado, quando em meio a uma dieta, simplesmente percebeu não estar emagrecendo um grama sequer? Pensando nisso, o médico Vitor Benincá promove nesta quarta-feira (18) uma palestra na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) com o tema “Por que você não emagrece?”. No encontro, serão abordados os três principais erros que as pessoas cometem ao tentar emagrecer. O evento é gratuito e aberto a todos os que estão tentando emagrecer, atletas e profissionais de saúde.

“Quando criei esse tema, fiquei um pouco restrito, porque me vieram tantos erros que selecionar apenas três ficou difícil. Quando a gente pensa em emagrecer, a gente pensa apenas em reduzir a alimentação. Só que com isso temos uma perda pequena e depois em seguida tem a estagnação. O que mostra que não é só a restrição calórica no emagrecimento”, demonstra o médico.

Para exemplificar, o médico compara uma pessoa que vai consumir uma dieta de 1,5 mil calorias de chocolate e uma que vai consumir 1,5 mil calorias apenas de ovos. “Essa pessoa que consome um alimento rico em calorias e açúcar, provavelmente vai engordar com o tempo. Já essa pessoa que vai consumir um alimento orgânico e com baixo índice glicêmico, como o ovo, com o tempo vai emagrecer. Gente, não é para fazer a dieta do ovo e nem do chocolate, é só um exemplo. Mas é só para mostrar como com a mesma quantidade calórica o nosso corpo se adapta e responde de formas diferentes”, ilustrou.

De acordo com o médico, em um processo de emagrecimento, a alimentação é muito mais importante que a atividade física, mas quando se trata de qualidade de vida é fundamental.

Ele alerta que treinar sem se alimentar não é indicado. “Até existe uma técnica chamada atividade aeróbica em jejum, que é quando a gente está com privação alimentar e coloca um gasto energético numa faixa onde tem apenas consumo de gordura, deve ser por pouco tempo, é bem especifico. Mas ir para musculação, fazer corridas sem se alimentar, é loucura”, explica o médico.

Sobre a musculação, Benincá explica que ajuda na perda de peso, mas não de um forma evidente. “Tem pessoas que se frustram ao fazer musculação, pois não veem a balança mudando, mas está ganhando massa, o corpo está se alterando, o manequim está diminuindo. A balança não é o primeiro fator a ter diminuição, mas a musculação é um ótimo exercício para perda de pesa”, esclarece.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito