A Fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dor generalizada pelo corpo (em vários pontos), além disso, o paciente pode apresentar fadiga, sono não reparador, alterações gástricas, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações psicológicas. E para facilitar a vida de quem precisa conviver com a doença, a partir de agora, os pacientes de Içara terão benefícios garantidos por uma carteirinha de identificação da incapacidade.
Atualmente o município tem 80 casos cadastrados de moradores que possuem a doença da dor crônica. Com o documento disponibilizado pelo município, esse paciente terá direito às vagas de estacionamento preferenciais, além de atendimento especial em algumas instituições como bancos, lotéricas e similares. “Devido à grande procura de pessoas com fibromialgia decidimos encaminhar a lei para que as pessoas esperem menos e sofram menos”, comenta Duca Zata, autor da Lei.
O secretário de Saúde, Sandro Ressler, destaca também que estão organizando várias ações para o dia 12 de maio, dia Mundial da Fibromialgia. “A lei também cria uma data que chama a atenção da sociedade para entender melhor esta síndrome e priorizar alguns cuidados. Pois faz com que a sociedade reconheça as dificuldades vividas por estas pessoas”, conclui o secretário.
O que é preciso para requerer a carteirinha?
- Formalizar o pedido no setor de protocolo da Prefeitura;
- Anexar:
- RG
- CPF,
- Cartão SUS
- Comprovante de residência
- Atestado médico com o Cid M79.7
- Endereço de e-mail.
- Foto 3x4
- Telefone de contato
3. Após o protocolo, o prazo máximo para a entrega do documento ao requerente será de 30 dias.