Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estiveram com o superintendente do Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística (IBGE), Roberto Kern Gomes, em Florianópolis, nesta terça-feira (11), para tratar sobre o descontentamento com relação aos números do Censo 2022.
"Nós fomos muito bem atendidos pelo superintendente estadual do IBGE e, também, a sua equipe. Conversamos sobre as dúvidas que surgiram com os números finais do Censo 2022. Eles foram claros nas explicações e passaram a metodologia de como foi feito. Para cada questionamento nosso, eles tinham a explicação", detalha o presidente da Amrec e prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral.
Mesmo com a sinalização positiva, ainda restam dúvidas. "Eu fui convencido de que os números não estão tão fora, baseado no que eles me falaram. Acredito que os demais prefeitos também sentiram essa tranquilidade, só que, mesmo assim, eles nos deram a liberdade de cobrar com um requerimento administrativo que foi feito por diversos municípios", acrescenta o prefeito.
Esse requerimento citado por Coral deve ser encaminhado à sede do IBGE, no Rio de Janeiro. O presidente da Amrec afirma que algumas cidades da região devem entrar na Justiça contra os resultados do Censo 2022. "Depois, o IBGE vai se manifestar", pontua Coral. "É interesse do órgão deixar bem claro e ter transparência com relação aos municípios. Com certeza, alguma resposta, nós vamos ter", pontua.