Preocupado com a situação envolvendo a maternidade do Hospital São Donato (HSD), o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, convidou prefeitos e secretários de saúde da região da Amrec para uma reunião na manhã desta segunda-feira, 29. O ato aconteceu na sala de reuniões do HSD.
De acordo com Murialdo, a intenção da reunião foi reunir as lideranças e desenvolver ideias para o hospital. “Estamos preocupados com a possibilidade de interromper esse serviço, sendo que além do São Donato, somente o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina está desenvolvendo”, comentou.
Com a interrupção do serviço de maternidade no São Donato, o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) se torna o único da região apto para fazer esse serviço pelo SUS. “O atendimento em Criciúma já está acima da sua capacidade e se parar em Içara, o serviço poderá se inviabilizar”, alerta o prefeito.
Uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde deverá ser realizada ainda nesta semana para tratar da dívida do Estado junto à instituição hospitalar. O HSD manterá o atendimento na maternidade até sábado, dia 4, às 12h. A reunião, para a qual o prefeito de Içara foi convidado pelo secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, ocorreria hoje. Porém, foi transferida para amanhã por conta de uma agenda do titular da secretaria com o governador Carlos Moisés na região oeste, ainda nesta segunda. Murialdo pleiteia que o encontro ocorra na quinta-feira.