O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro e os vereadores da Câmara Municipal estão apoiando os profissionais que pedem a reabertura das academias em toda Santa Catarina. As autoridades estiveram reunidas com representantes do setor na manhã desta quarta-feira, 15, onde decidiram alguns encaminhamentos que serão tomados e enviados ao governador do Estado.
“O setor nos apresentou um protocolo do que poderia ser feito dentro de uma academia para estar recebendo as pessoas. Tudo muito bem explicado, com praticamente 50% apenas de atendimento aos alunos”, comentou o presidente da Câmara de Criciúma, Tita Beloli.
Professores de Educação Física e donos de academia da região já enviaram um documento ao governador pedindo pelo retorno de seus serviços, ressaltando a importância que o setor tem para a promoção de saúde das pessoas. De acordo com o último decreto estadual, o retorno das atividades está marcado para o dia 31 de maio. “Muitos ligam a academia a promoção da estética, mas nós, como promotores de saúde, trabalhamos com a reabilitação das pessoas”, destacou a personal trainer e empresária Cristiane Cesconeto.
O protocolo elaborado pelos profissionais contará com a ajuda da Prefeitura Municipal e também da Câmara de Vereadores para, então, ser encaminhada novamente ao governo do Estado. “Faremos um documento, através da Câmara, e o prefeito também fará um através da Prefeitura. Vamos juntar esses documentos com o protocolo que nos apresentaram e encaminhar ao governador pedindo que haja um equilíbrio. Ninguém está pedindo que abra as academias 100%, mas temos que ter um equilíbrio”, disse Tita.
Cristiane ressalta que o documento protocolado pelos profissionais também passará pela Vigilância Sanitária de Criciúma, a qual irá analisar e verificar a necessidade de complementação de mais algum item. A personal Trainer destaca que até mesmo o distanciamento dentro das academias é superior aos 2 metros recomendado pelas autoridades.
Além, disso, os trabalhadores do setor, juntamente com o prefeito Clésio Salvaro e os vereadores do município, irão se reunir com os deputados da região nesta sexta-feira, 17, pedindo apoio à causa. “Essa é a hora dos deputados participarem também, representar a região. Precisamos da união de forças”, concluiu Tita.