Há um impasse no ar que poderá deixar o Balneário Arroio do Silva sem serviços dos Correios a partir da próxima semana. Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, 21, a prefeitura anunciou que o acordo pelo qual a municipalidade arca com os custos de manutenção da sede dos Correios termina na próxima segunda-feira, 28.
Pelo explicitado, a prefeitura já promoveu a renovação do contrato, arcando com os custos, com a definição prévia de que nesse ínterim os Correios deveriam providenciar uma solução, o que não ocorreu. Confira abaixo a nota divulgada pela prefeitura:
A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva informa que desde julho de 2020 o Município custeia as despesas com o aluguel, energia e água para o funcionamento da agência dos Correios de Balneário Arroio do Silva. O acordo foi firmado para que os Correios tivessem um prazo até o dia 30 de junho de 2021 para a adequação do local para ser custeado unicamente pela agência e não mais pelo Município.
Contudo, mesmo com este tempo, os Correios não tomaram providências, fazendo com que o Município novamente entrasse em ação para o não fechamento da agência. A partir de julho de 2021 a Prefeitura firmou um novo termo de cessão de uso do espaço, arcando mais uma vez com as despesas. Este novo prazo de cessão foi acordado junto aos Correios até a data de 28 de fevereiro de 2022 e, mais uma vez, os Correios não tratou o assunto com a seriedade exigida.
Diante do esforço e dos prazos cedidos, considerando os custos pagos pelo Município desde 2020, não há a possibilidade de continuidade de manutenção do custeio, visto que os Correios é uma empresa Pública Federal e possui recursos suficientes para manter a agência aberta.
O Município entende que o prazo cedido de 20 meses aos Correios foi suficiente para providenciarem a adequação e reforça que fez o possível para manter a agência em funcionamento na cidade.