Profissionais de saúde da Prefeitura de Criciúma estarão na manhã desta segunda-feira, 26, no Terminal Central, realizando coletas de sangue gratuitas para detecção de Covid-19. A ação, comandada por cinco equipes de saúde, teve início às 8h e segue até às 12h.
“Precisamos muito trabalhar com indicadores, é importante saber exatamente quantas são aquelas pessoas que já tiveram o vírus e, também, as que não tiveram. Conhecer o percentual da população que já se infectou e os que ainda não”, destacou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.
Acélio explica ainda que a coleta de sangue é feita justamente para ter uma eficácia maior na confirmação, ou não, do contato da pessoa com o vírus em algum momento desde o início da pandemia. A expectativa é de que até sexta-feira as coletas já tenham sido analisadas e o percentual de pessoas que já foram contaminadas definido.
“Bom sempre colocar que essa coleta não é para diagnóstico da Covid-19. Se alguém aparecer ali com coronavírus ativo ou sintoma, serão encaminhadas para a unidade de saúde para fazer o antígeno e confirmar. Esses testes são para ter um indicador epidemiológico”, afirmou Acélio.
O Terminal Central foi escolhido como ponto de coleta por se tratar de um lugar por onde passam pessoas de todos os bairros da cidade, abrangendo diversas áreas de Criciúma.