Santa Catarina está em alerta em virtude da previsão de chuvas volumosas e persistentes ao longo desta semana. Com isso, a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de ocorrências relacionadas ao clima no estado. Na região Sul, o órgão e as prefeituras realizam trabalhos preventivos a fim de minimizar futuros danos.
LEIA MAIS:
"Nós iniciamos a semana influenciados por duas movimentações atmosféricas: a entrada de uma frente fria e, também, de uma massa polar úmida. A partir de hoje, até sexta-feira, Santa Catarina é influenciada por outros três fenômenos: persiste o crescimento das marés, um ciclone próximo ao litoral e o cavado. Com isso, a gente tem a potencialidade do risco de acontecerem inundações, alagamentos e deslizamentos", afirma o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
Desta forma, o órgão trabalha de forma preventiva nas cidades. "Aqui na Região Carbonífera, a gente tem também o risco moderado a alto para as ocorrências, mas tivemos muitos serviços preventivos que foram feitos em rios e córregos; isso pode diminuir a chance de ocorrências. Então, os nossos municípios estão preparados e se organizando", completa o profissional.
Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, a precipitação deve chegar a 100 milímetros no Litoral Sul de Santa Catarina nos próximos dias. A média histórica para todo o mês de junho é de 82 milímetros. Além do alto volume de chuva, a previsão também aponta rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora, sobretudo próximo ao mar.
"É preciso que a população acompanhe as notas meteorológicas, os avisos das Defesas Civis, as previsões do tempo e que a gente possa ficar atento a qualquer movimentação de rio, se ele está saindo da calha, se há movimentação de rochas e solos", finaliza Da Silveira.
Confira o aviso meteorológico da Defesa Civil: