A 1º igreja da Praia do Rincão, que hoje é um museu, poderá voltar a receber missas e casamentos. Esse foi um dos assuntos do Som Maior Rincão desta quarta-feira, 22 e a professora aposentada, especialista em cultura açoriana, Edite Fernandes, falou sobre o assunto, junto com Anália José Lima, que é responsável pelo setor de cultura e eventos dos clubes de mães.
“A igrejinha ficou pequena para a população que crescia consideravelmente, ela começou a ter um valor muito grande, o terreno, então construíram outra igreja e venderam aquele terreno. A população se uniu e foi para a frente, decidida a não vender aquele terreno, nós vencemos a luta e a igrejinha está ali até hoje, graças a população do Rincão”, afirmou Edite.
Anália também deu uma informação referente ao assunto. “Temos a possibilidade da igrejinha voltar, para a realização de casamentos. O prefeito falou sobre a construção de um museu no sambaqui da lagoa. Quando foi feita a reforma, as peças foram todas encaminhadas da forma correta para a Unesc”, detalhou.
Como funciona o clube de mães?
Já chegaram a ser 21 clubes de mães, mas 2019 fechou com menos do que isso. Existem idosos de até 90 anos participando das atividades. Segundo Anália, o grande objetivo é proporcionar um envolvimento sadio para todas as participantes.
“Nós temos os artesanatos, além do que nós temos nas outras cidades, aqui temos a base açoriana, nossa principal cultura vem dos açorianos. A prefeitura dispõe de professoras de danças, nós temos várias atividades”, comentou.
Vem aí o Carnaval
O Carnaval acontece só em fevereiro, mas neste fim de semana tem um esquenta no Balneário Rincão. “Teremos o Samba Rincão, que vai ser a segunda edição, a partir das 20h na praça. O CarnaRincão está consolidado, no sábado o desfile dos blocos e no domingo o desfile dos municípios”, destacou Anália.