Foi inaugurado nesta quinta-feira, 19, o Centro de Triagem do Coronavírus em Criciúma. Ela está localizada em frente ao Hospital São José, onde funcionava a antiga UBS do Centro. Na primeira manhã de funcionamento, os funcionários deram orientações e fizeram o atendimento para as pessoas que foram ao local com sintomas gripais.
Até a metade final da manhã, haviam 20 pessoas aguardando para serem atendidas no interior da unidade. De acordo com uma enfermeira que fazia o primeiro processo de "triagem", em frente à porta de entrada da sala de espera, muitas pessoas circulavam pelo local para se informar ou até mesmo para tirar atestado médico, o que não é aconselhável.
A cena pode ser conferida pela reportagem: uma mãe com o filho, que foi até a UBS para tentar um atestado, pois afirmou ter que trabalhar e não ter onde deixar a criança. Segundo os profissionais, a recomendação é de que quem não tiver com sintoma gripal não compareça à unidade, pois pode ser uma área de circulação do Covid-19 - especialistas apontam que o vírus pode permanecer no ar pelo tempo de uma hora.
No Centro de Triagem, que funcionará por 24 horas, trabalham simultaneamente dois médicos, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um higienizador e cinco telefonistas, justamente para evitar que as pessoas atrás de informações procurem o local. O contato para esclarecimentos sobre o novo coronavírus pode ser feito pelos números: 3444-7177, 3444-7176, 3444-7178, 3444 7179.
Os pacientes encaminhados ao interior do Centro de Triagem recebem máscaras de proteção. Após a avaliação, o paciente pode ter dois encaminhamentos: ir para a casa e ficar de repouso e isolamento, se o quadro for leve, ou realizar o exame para saber se porta o Covid-19 - atualmente feito no local, mas posteriormente apenas no Hospital São José - e com a possibilidade de ser internado no hospital, caso os sintomas sejam mais graves.
De acordo com funcionários, há 30 profissionais da saúde de prontidão para atuarem no Centro de Triagem, caso a demanda aumente consideravelmente. O local deve permanecer voltado ao coronavírus até setembro. Mais cedo, à Rádio Som Maior, o secretário de Saúde Acélio Casagrande afirmou que a capacidade de atendimento da unidade é para 200 pacientes.
Quem não apresenta quadro gripal e precisa de uma unidade de saúde para atendimentos de outras urgências, deve procurar a UBS inaugurada antecipadamente na rua João Pessoa.