Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Primeiro caso de coronavírus em Criciúma veio de Orlando

Mulher de 37 anos está em bom estado de saúde, regressou dos Estados Unidos há dez dias e permaneceu isolada em casa

Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 20/03/2020 - 10:07 Atualizado em 20/03/2020 - 11:31
Paciente procurou a Unimed após apresentar os sintomas (Foto: Arquivo / Divulgação)
Paciente procurou a Unimed após apresentar os sintomas (Foto: Arquivo / Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O primeiro caso confirmado de coronavírus em Criciúma é de uma mulher de 37 anos, que regressou de Orlando há cerca de dez dias. Ela está isolada em casa, em bom estado de saúde. De acordo com o secretário de Saúde do município, Acélio Casagrande, a mulher contraiu o vírus nos Estados Unidos, mas fica o alerta: o Covid-19 está circulando pela cidade. Fica reforçado o pedido para isolamento pessoal.

"Nós aguardávamos esses exames, alguns casos mais suspeitos do que outros. Felizmente o quadro dessa mulher é bom, ela está em casa e isolada nesses dez dias. A partir desse caso acreditamos que vamos conscientizar mais aquilo que estamos falando há algum tempo: só o isolamento de uma pessoa com a outra. Se tem a transmissão comunitária, se o vírus circula, temos que considerar que qualquer um de nós pode estar com o coronavírus", disse Acélio.

A prefeitura fechou parques, o estado decretou emergência. Acélio Casagrande faz questão de reforçar para que as pessoas não saiam de casa para evitar propagação desenfreada do Covid-19. Sobre a paciente em questão, ela começou a sentir os sintomas sete dias depois de chegar ao município.

"Depois de sete dias começou a sentir determinados sintomas e foi à Unimed. Lá fizeram a coleta, os exames foram para Florianópolis e chegaram hoje. Dos quatro que retornaram à Unimed, só esse deu positivo", disse o secretário..

A área da Saúde segue com os trabalhos de rastreamento sobre possíveis contatos que a mulher pode ter feito em Criciúma. De acordo com Acélio, a mulher foi orientada a permanecer em casa. "A pessoa foi orientada e segundo informações da família, foi seguido à risca. Ela ficou em casa, não se movimentou e não teve contatos. Mas estamos monitorando", assegurou.

"Toda prevenção deve ser seguida à risca. Se considerar o que aconteceu em outros países e municípios, é uma tragédia. Estamos com a vigilância epidemiológica reforçada. Não é fácil ter o controle dessa situação e do momento que estamos vivendo", acrescentou.

Quando o caso é confirmado, a primeira ação da vigilância é comunicar a pessoa. "Se comunicar (à imprensa) que tem um caso, sem citar a pessoa, não vejo problema. Se for dentro da expectativa, vamos ter uma crescente de casos, não vamos poder ficar anunciando cada pessoa, mas sim os números. É importante que a população saiba", concluiu Acélio. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito