Entre os corredores dos mais de 200 expositores do Transamérica Expo Center, é possível observar o olhar apurado dos visitantes e a movimentação por toda a parte. Pessoas de diversos lugares, tanto do mercado nacional como internacional, se voltam à maior feira da América Latina dos segmentos de Arquitetura, Design e Construção. Santa Catarina se destaca nacionalmente pela qualidade dos produtos e corresponde atualmente a 25% da produção nacional na indústria de cerâmica e revestimentos.
Hoje é o segundo dia do evento, que segue até sexta-feira. Assim como ontem, a programação desta quarta-feira segue com o mesmo foco: negócios, visto que hoje recebe empresários e revendedores. Pensando nisso, muitos estandes optaram por se reinventar este ano e prepararam uma espécie de mezanino, que seria um segundo andar, com um ambiente preparado para receber clientes que vêm de todas as partes do Brasil e do mundo.
A Expo Revestir, que está em sua 17ª edição, é a principal vitrine de produtos e tecnologias do segmento e já vai cumprindo a promessa de surpreender e inspirar o público com as tendências que ditam o mercado de arquitetura e construção. Além disso, é uma excelente oportunidade para promover parcerias e gerar negócios. O evento ocorre em todos os anos e, para 2019, conta com um diferencial: se dividiu em dois momentos. Nos dois primeiros dias de evento, terça e quarta, é o Business Days, que une negócios e networking, ou seja, recebe empresários e revendedores, com foco voltado aos negócios, e no terceiro e quarto dias, quinta e sexta, é o Creative Days, unindo tendências e conteúdo, com foco maior em receber os arquitetos e designers.
Conforme o CEO da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos), Antonio Carlos Kieling, Santa Catarina é um estado vocacionado ao mercado internacional e a indústria cerâmica é um dos grandes geradores de emprego e renda. “O setor está passando por um processo de consolidação, a tendência é que se consolidem empresas de grande porte, de grande dimensão produtiva, gerando mais emprego e renda na região”, disse o CEO da Anfacer em relação à região de Criciúma.
Elizabeth aposta nos porcelanatos em grandes formatos
“A Revestir hoje é uma feira que está incluída no calendário das grandes feiras mundiais, então hoje o que o Brasil apresenta é o que acontece no mundo em termos de design, coleções de produtos”, afirma Manfredo Gouveia Junior, diretor da Cerâmica Elizabeth. Segundo ele, a expectativa é muito positiva em relação à feira e à retomada da economia em 2019.
Além disso, a Cerâmica Elizabeth aposta esse ano em revestimentos com maiores formatos. Os porcelanatos em grandes dimensões, de 100x100cm, abarcam mais de 10 produtos em três tipologias: porcelanato técnico, com acabamentos polido e natural; porcelanato HD polido; e porcelanato HD esmaltado, com acabamentos acetinado e rústico. Dessa forma, os grandes formatos permitem menos rejuntes, oferecendo uma sensação de amplitude, além de requinte e refinamento.
Com inspiração nas quatro estações, produtos são expostos em diversos ambientes
A Ceusa traz cerca de 160 referências novas para o mercado, com o objetivo de oferecer diferentes possibilidades aos clientes. Um dos principais destaques é uma linha de mármores e pedras, que possui diversas texturas diferentes em um mesmo produto. Devido à versatilidade, pode-se utilizar o mesmo produto, em texturas diferentes, em diversos ambientes.
Inovação é um dos pilares da empresa, que reforça a presença dos porcelanatos em grandes formatos. Segundo a gerente de marketing e design da Ceusa, Marcele Casagrande Brunel, um dos destaques é a linha Large, que possui os maiores tamanhos de porcelanato do mercado, em mármores de 3,20m e madeiras de 2,0m de comprimento, que vêm para se consolidar em 2019, tanto na aplicação tradicional como também no acabamento de móveis e fachadas.
A feira tem caído no gosto do público
Para a arquiteta Vanessa Von Glehn, que veio de Brasília para conhecer os lançamentos da Expo Revestir, a tendência que vem de maneira forte este ano é em relação aos porcelanatos e imagens em 3D, com revestimentos diferenciados. “Acho que essa proposta veio para trazer mais praticidade, funcionalidade, e um design pontual para que qualquer classe possa ter um resultado dentro da sua casa com conforto e um design aconchegante”, salienta.
A designer de interiores e empresária Gabriela Mello veio acompanhada do marido com o qual trabalha junto na mesma empresa para conferir as novidades na indústria cerâmica e de revestimentos. Eles vieram de Alagoas e a feira tem suprido as expectativas. “Tudo o que a gente vê do mercado, do que tem novidades, está aqui na feira. Sempre me surpreende”, comenta.
O presidente da Fontanella Transportes e também prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, cujo carro-chefe da empresa é o transporte do setor cerâmico, seja produto finalizado ou matéria-prima. Ele ressalta a importância da Expo Revestir como um momento de extrema importância para fechar negócios e estreitar relações com os clientes. “É uma feira que atrai as pessoas do Brasil inteiro, nós viemos para conversar e confraternizar com nossos clientes”, afirma.
Itagres se inspira e valoriza o Brasil em seus revestimentos
A Itagres se prepara para a Expo Revestir com uma série de desafios. O primeiro deles é o reposicionamento da empresa dentro do mercado nacional, visto que houve um processo de mudança na equipe comercial e, com isso, vieram novos profissionais para atender áreas que antes não eram atendidas. Ainda dentro desse projeto de expansão, o grupo abrirá uma nova unidade no mês de maio no Nordeste, com o objetivo de atender além das regiões do Nordeste, Norte e Sudeste, o mercado de exportação. Segundo o diretor comercial da Itagres, Rafael Rübensam, a ideia desse posicionamento é se relacionar com aqueles que já são clientes e também aqueles que a empresa ainda não atende.
Para a 17ª edição da Expo Revestir, a Itagres buscou valorizar o mercado nacional e se inspirou no próprio país, lançando a linha “Brasilidades”. “As novas coleções refletem nossa Itagres na sua forma mais pura: junto ao cliente, parte de sua vida, feliz com suas conquistas, alegre por viver e por criar, em família, na selva urbana ou na segurança de seu lar”, comenta.
Cores vibrantes marcam ousadia este ano na Eliane
Seguindo o conceito “Liberdade Criativa”, a Eliane aposta em lançamentos que se aliam às tonalidades vibrantes e permitem a experiência e individualidade. “O novo consumidor deseja criar conexão com o ambiente onde vive, por isso a necessidade de mais liberdade para decorar os espaços, tornando-os mais pessoais e personalizados. Em 2019, trazemos coleções que têm como premissa o elemento cor, com destaque para o tom amarelo, e propomos materiais que permitem a liberdade de composição, sem tantas regras de combinações e mais misturas de estilos”, explica o designer de produto da empresa, Eduardo Boselo. Já a Decortiles, outra marca do grupo Eliane, se inspira nas cores do deserto e lança a linha “Deserto das Cores”, com destaque ao tom terracota.
“É uma feira realmente importante para o setor, a mais importante da América Latina, a Eliane é uma das pioneiras nesse setor. A tendência no nosso setor é sempre buscar os grandes formatos”, afirma o presidente da Eliane, Edson Gaidzinski Júnior.
João Dória na Expo Revestir
Um dos principais destaques do primeiro dia da 17ª Expo Revestir foi a presença do governador do estado de São Paulo, João Dória. O corte da fita nas cores verde e amarelo foi feito por Dória. Após o ato que marcou a abertura oficial do evento, ele visitou todos os estandes da feira ao longo do Transamérica Expo Center, ao lado do CEO da Anfacer, Antonio Carlos Kieling.
O governador também participou do Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção, e destacou a importância do evento para a economia do país. “Basta fazer uma visita aqui para se ter a noção da grandeza, da dimensão desse setor que gera empregos, gera renda, paga impostos e eleva o nome do Brasil internacionalmente”, salientou.
Dória comentou os impactos para a indústria cerâmica após a redução do aumento médio do preço do gás. Isso porque no último mês ele anunciou os termos do acordo entre a indústria paulista e a Comgás para reduzir o reajuste médio no preço do gás industrial de 36% para 23% a partir de 1º de março. A iniciativa de reduzir o imposto sobre o gás se deu pela necessidade de amenizar os impactos para a indústria cerâmica, pois poderia influenciar fortemente no custo final dos produtos, e quem pagaria a conta final seria o consumidor.