Brasil é um país com o calendário cheio de datas comemorativas e feriados nacionais. Um deles é comemorado hoje (15), o Dia da Proclamação da República, para relembrar de uma ação ocorrida em 1889, que derrubou a monarquia de Dom Pedro II e deu início a República do Brasil.
Na época, a capital do Império do Brasil ficava no Rio de Janeiro. O ato aconteceu na atual Praça da República, onde um grupo de militares, liderados pelo famoso marechal Manuel Deodoro da Fonseca, assumiu o poder do país. No mesmo dia, foi instituído um governo provisório, envolvendo nomes como Floriano Peixoto e Rui Barbosa.
A Monarquia passava por crise desde a década de 1870, durante a Guerra do Paraguai. Em 1888, a abolição da escravatura revoltou os granes fazendeiros, levando a perda do prestigio político. A inflação também era outro problema para a economia.
Entre ditaduras e democracia, nestes 128 anos de República, o Brasil teve 37 presidentes. O primeiro deles foi o próprio Deodoro da Fonseca, seguido por Floriano Peixoto. Comandando o país em duas ocasiões, Getúlio Vargas foi quem ficou mais tempo no poder, superando 18 anos.