O Procon de Criciúma autorizou nesta quarta-feira, 18, os supermercados do município a realizar a limitação de mercadorias para cada consumidor. A decisão foi tomada juntamente com os representantes dos supermercados do sul de Santa Catarina e, também, com representantes da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
A limitação de mercadorias é uma maneira de impedir que não faltem produtos nas prateleiras para o público. “Constatamos que nos últimos dias as pessoas estavam indo ao mercado ao mesmo tempo e fazendo compras exorbitantes, para mais de um mês, estocando mercadorias em casa”, declarou o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle.
Gustavo destaca também que, por mais que faltem produtos nas prateleiras devido a essas compras absurdas e irresponsáveis, isso não significa que faltem produtos de um modo geral. “Se um supermercado tem 20 toneladas de arroz em seu estoque, acabando essa quantia ele vai pedir outro, o que demora mais alguns dias para acontecer mas não significa que não tem”, disse.
Enquanto isso, o Procon segue aguardando o resultado dos estabelecimentos que foram denunciados por preços abusivos, para constatar se houve de fato um aumento indevido. “Demos 48 horas para eles nos entregarem as notas fiscais e vamos aguardar para verificar isso”, concluiu Gustavo.