Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Profissionais pedem a reabertura das academias em Santa Catarina

Trabalhadores do segmento estiveram reunidos na Praça da Chaminé reivindicando o retorno da atividade

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 13/04/2020 - 18:19 Atualizado em 13/04/2020 - 18:21
Foto: SCC / Reprodução
Foto: SCC / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O último decreto do governador Carlos Moisés, o qual autorizou a volta do comércio de rua em todo o estado a partir desta segunda-feira, 13, determinou que as academias devem continuar fechadas até o dia 31 de maio. Os profissionais do segmento, os quais esperavam pelo retorno da atividade ainda nesta semana, pedem pela breve reabertura das academias em Santa Catarina. 

“O que nos preocupa é o número de pessoas que estão impossibilitadas de cuidar da sua saúde através do exercício físico. Sabemos que existem doenças, que também levam ao óbito de muitas pessoas, que também estão ligadas à falta de exercícios físicos”, comentou o gestor da Wellness Academia, Max Prestes. 

O desejo de reabertura das academias fez com que profissionais do segmento de todo o estado enviassem um documento ao governador, indicando critérios, estabelecidos por profissionais da saúde, que poderiam autorizar o retorno das atividades. Em Criciúma, professores de Educação Física e donos de academias se manifestaram em frente à Praça da Chaminé, reivindicando a volta dos seus estabelecimentos.

“Estamos solicitando ao governador mais coerência com as decisões tomadas em relação a nossa profissão, que é de suma importância para com a sociedade catarinense. Nós, profissionais de Educação Física e gestores de academias, estamos devidamente capacitados para ajudar a sociedade neste momento tão delicado. Mas não somente com o Covid-19, pois existem outras doenças que matam centenas de pessoas todos os anos”, destacou o representante das academias criciumenses, Claudio Matiola.

Claudio ressalta a importância das academias para pessoas com depressão, ansiedade e obesidade, já que a prática regular de atividades físicas orientadas ajuda as pessoas a terem um sistema imunológico mais forte. “A ciência ampara esse argumento”, disse.

Cuidados a serem tomados 

De acordo com os profissionais do segmento, há uma série de atitudes que podem ser adotadas para garantir a proteção de funcionários e clientes em um ambiente fechado como o de uma academia. “A presença de álcool em gel em todos os vestiários, assim como em cada aparelho. Redobrar os cuidados de limpeza e a cada 30 minutos passar álcool em gel nos aparelhos”, comentou Max. 

O controle de entrada e saída de pessoas em uma academia é outro ponto positivo para a reabertura das mesmas, de acordo com os gestores dos estabelecimentos. “Com certeza conseguimos controlar o fluxo de pessoas, até mesmo porque a maioria das academias tem catracas e você pode agendar horários para não ter aquela aglomeração total. Utilizar máscaras, luvas e rever os pontos dos equipamentos, desativando alguns ou dando mais espaço entre eles e diminuindo o número de alunos por horários”, pontuou o profissional de Educação Física, Thomás Romão.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito